Família Schurmann faz história ao atracar na China
Após 19 meses navegando por mares e oceanos do mundo, a família Schurmann chegou nesta quarta-feira ao porto de Xangai, na China, destino da Expedição Oriente.
O veleiro Kat também fez história. É a primeira vez que uma embarcação brasileira à vela atraca num porto chinês. Em cinco anos, apenas dez embarcações estrangeiras desse tipo conseguiram essa permissão.
“A emoção de realizar um sonho é difícil de descrever. Neste caso, então, é praticamente impossível. Não foi nada fácil chegar até aqui”, conta o capitão Vilfredo Schurmann.
- Este fator aumenta risco de perda de memória em idosos, segundo estudo
- 3 passeios para se apaixonar por São Miguel dos Milagres
- Deixe o frio para trás: Gramado no verão vai te surpreender!
- Saiba o motivo da mastigação servir como prevenção ao diabetes
E a chegada foi em grande pompa. Os Schurmann foram recebidos por autoridades locais e jornalistas chineses.
“Aqui é o ‘berço’ da Expedição Oriente e da tese que defende os chineses como grandes descobridores”, diz Vilfredo, referindo-se à polêmica teoria de que os navios chineses teriam aportado na América 70 anos antes de Colombo, circunvagado o globo um século antes de Magalhães e chegado à Austrália 320 anos antes de Cook, entre outros fatos históricos.
Foram três anos de planejamento da Expedição Oriente e dois anos e três meses trabalhando na construção da embarcação do veleiro Kat, que partiu do porto de Itajaí em 21 de setembro de 2014.
Em 19 meses de navegação a família Schurmann passou pelo Uruguai, Argentina, Chile, Polinésia francesa, Nova Zelândia, Austrália, Papua Nova Guiné, Ilhas Marianas e Japão. O retorno ao Brasil está previsto para dezembro.
Expedição Oriente
A Expedição Oriente foi inspirada no livro “1421: O ano em que a China descobriu o mundo”, de Gavin Menzies, um ex-oficial da Marinha inglesa, que defende que os chineses, e não Cristóvão Colombo, teriam sido os descobridores da América.
Segundo a tese de Menzies, em 1421, uma enorme esquadra com gigantescos juncos entre 142 e 163 metros de comprimento, capitaneada pelos almirantes do imperador Zhu Di, zarpou da China.
A nova aventura da família Schurmann pode ser acompanhada pelo site Expedição Oriente ou pelo Facebook.
O Viagem Livre, em parceria com a família Schurmann, publica toda semana um boletim com informações sobre a Expedição Oriente. Além da localização do veleiro Kat, disponibilizamos algumas imagens exclusivas feita pela tripulação ao longo da aventura.