Família Schurmann visita Mopelia, ilha que tem apenas 10 habitantes

Depois de dois meses, família Schurmann deixou a Polinésia Francesa. A última parada do veleiro Kat, construído especialmente para a Expedição Oriente, a paradisíaca ilha de Mopelia, que tem apenas 10 habitantes.

A Família Schurmann já está novamente no mar rumo ao próximo destino: Samoa Americana

Atualmente a tripulação comandada pelo capitão Vilfredo Schurmann navega em direção à Samoa americana, que fica no oceano Pacífico.

A Expedição Oriente completou um ano no final do mês passado. Ao todo, a família Schurmann já percorreu 10 mil milhas –das 30 mil previstas– desde a partida do porto de Itajaí, em setembro do ano passado.

Expedição Oriente

O coco provem comida, bebida, abrigo, roupas, decoração, copra (coco seco) e também uma sobrinha para os 10 habitantes de Mopelia

A expedição, a terceira e a maior da família catarinense, foi inspirada no livro “1421: O ano em que a China descobriu o mundo”, de Gavin Menzies, um ex-oficial da Marinha inglesa, que defende que os chineses, e não Cristóvão Colombo, teriam sido os descobridores da América.

Segundo a tese de Menzies, em 1421, uma enorme esquadra com gigantescos juncos entre 142 e 163 metros de comprimento, capitaneada pelos almirantes do imperador Zhu Di, zarpou da China.

A nova aventura da família Schurmann pode ser acompanhada pelo site Expedição Oriente ou pelo Facebook.

O caranguejo-do-coco é o maior artrópode que vive em terra no mundo! Um de seus alimentos prediletos é o coco, que abre facilmente com suas garras e pinças afiadas

O Viagem Livre, em parceria com a família Schurmann, publica toda semana um boletim com informações sobre a Expedição Oriente. Além da localização do veleiro Kat, disponibilizamos algumas imagens exclusivas feita pela tripulação ao longo da aventura.