Feira de intercâmbio para saber sobre preços, bolsas e programas
Quanto custam os cursos, melhores destinos e visto de estudante são informações disponíveis em feira de intercâmbio em SP, RJ e mais 5 cidades
Setembro é o mês das feiras de intercâmbio. Então, se você está atrás de um programa para estudar ou trabalhar fora do Brasil, é bom ficar atento ao calendário.
Um dos maiores eventos do tipo, a EduExpo é realizada duas vezes ao ano no Brasil, com entrada gratuita. No segundo semestre, junto com ela, é organizada também a EduCanada, feira de intercâmbio dedicada ao país que há 14 anos é o mais escolhido pelo brasileiro para estudar fora. Toronto e Vancouver são as cidades mais procuradas para intercâmbio de inglês.
Entre 19 de setembro e 4 de outubro, os dois eventos passam por São Paulo, pelo Rio de Janeiro (com um dia na Barra da Tijuca e outro em Copacabana), por Campinas, por Brasília, pelo Recife, por Porto Alegre e por Curitiba. São 150 expositores na EduExpo, e já passam de 50 na EduCanada. Participam dos eventos órgãos governamentais, escolas e universidades de diversos países e agências de intercâmbio do Brasil.
O público pode conhecer os melhores lugares para fazer intercâmbio, cursos de idiomas e programas e bolsas de estudo para graduação, pós, MBA e doutorados. Visto de estudante, valor de passagem aérea e tipos e preços de acomodação são outros aspectos para se informar nas feiras de intercâmbio. Além do Canadá, participam dos eventos representantes de lugares como Estados Unidos, França, Reino Unido, Holanda, Inglaterra, Coreia do Sul e Uruguai.
Entrada grátis nas feiras
Nas feiras de intercâmbio, a entrada costuma ser gratuita; o visitante se registra previamente no site do evento. A EduExpo dispõe de um aplicativo pelo qual é possível entrar em contato com as instituições participantes antes, durante e depois do evento. A feira de intercâmbio recebe em torno de 200 mil pessoas por ano em suas edições realizadas em cerca de 40 cidades de países nos cinco continentes. No Brasil, aproximadamente 10 mil pessoas foram conferir as edições anteriores da EduExpo Brasil e da EduCanada Brasil. A organização espera um aumento de 30% no público nas feiras de setembro de 2019.
Mais brasileiros foram estudar no exterior em 2018. De acordo com dados da Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio (Belta), 365 mil alunos do Brasil embarcaram para fazer intercâmbio no ano passado, o que significou um aumento de 20,4% no mercado brasileiro de educação internacional.
Programa de estudo e trabalho
Quem estiver na capital paulista no próximo sábado (14 de setembro) poderá conferir a ExpoCanada, realizada pela Canada Intercambio, e a Feira Trabalhar & Estudar no Exterior, organizada pela CI. Os dois eventos têm entrada gratuita — no primeiro, focado também em imigração para cidades canadenses, a parte das palestras é paga.
A ExpoCanada apresenta tanto programas de inglês no país quanto informações sobre como imigrar para o Canadá fazendo ou não intercâmbio universitário, por exemplo. Espanha é a novidade na 3ª edição da Feira Trabalhar & Estudar no Exterior, com opções de cursos em Madri, Barcelona, Salamanca, Valência, Alicante, Málaga, Granada e Sevilha.
Intercâmbio na Espanha
Na próxima semana, aliás, a Embaixada da Espanha no Brasil realiza a 3ª edição da Feira Estudar na Espanha em São Paulo (17 de setembro) e no Rio (19 de setembro). Nove universidades espanholas participam do evento: Universidad Católica de Murcia, Universidad Politécnica de Madrid, Universidad Rey Juan Carlos, IE University, Universidad de Girona, Universidad Autónoma de Barcelona, Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Jaén e Universitat de Lleida.
Realizado com o Serviço Espanhol para Internacionalização da Educação (Sepie), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Inovação e Universidades da Espanha, o evento também terá a Fundación Carolina e o Instituto Cervantes.
Por Nathalia Molina