Fervedouros do Jalapão: fenômeno só existe no Brasil e você não vai acreditar como eles são formados
Fervedouros do Jalapão são uns dos mais incríveis passeios turísticos brasileiros e sua formação vai te impressionar
O Parque Estadual do Jalapão, localizado no estado do Tocantins, é rico em uma natureza de tirar o fôlego. Composto por sete municípios, é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza e fica a 172 km de Palmas.
Assim, entre os principais atrativos, estão os famosos fervedouros do Jalapão, que mexem com a curiosidade de quem tem a oportunidade de experimentar.
Esse fenômeno só existe no Brasil e sua formação impressiona a todos por ser totalmente natural.
- Exercício físico alivia sintomas de depressão na terceira idade
- Férias de verão: 5 hotéis e resorts no Brasil com pista de boliche
- 3 cidades em Minas Gerais que vão te seduzir pelo estomago
- Infecção urinária: 4 chás naturais para combater a doença
Como surge um fervedouro?
Os fervedouros do Jalapão são nascentes de rios subterrâneos que, de maneira geral, não têm espaço para vazão da água e, com isso, formam uma espécie de piscina natural.
Assim, esses lugares são cercados por árvores, geralmente buritis, que são típicos da região.
Uma curiosidade é que a pressão exercida pela água que jorra do lençol freático destas piscinas naturais não permite que as pessoas afundem, isso acontece por um fenômeno chamado Ressurgência.
Dessa forma, a pressão é muito intensa e a camada de areia que cobre o solo é muito fina, assim, a água quebra a resistência terrestre e passa a brotar do chão. Isso faz com que você flutue o tempo todo.
Só existe no Brasil
Embora o nome sugira que os fervedouros possuem água quente, isso na realidade não acontece, todos eles possuem água fria.
Dessa forma, esse fenômeno é único do nosso país. É possível encontrar em outros lugares do mundo os chamados “hot springs”, que também são piscinas naturais, porém de água quente.
Também é possível encontrar lugares que tenham águas termais, que chegam a de fato ferver e podem chegar até 100 graus celsius.
Além disso, o fenômeno de Ressurgência, ou seja, não conseguir afundar na água, é único do Jalapão e, até o momento, nunca foi encontrado em nenhum outro lugar.
Qual a profundidade dos fervedouros do Jalapão?
Cada uma dessas piscinas naturais possui uma profundidade diferente, mas podem chegar a ter cerca de 75 metros de profundidade. Entretanto, não é possível colocar o pé no chão, o que é ideal para quem não sabe nadar.
Existem fervedouros de todas as formas, tamanhos, cores da água e flutuação, o que proporciona uma experiência diferente para o visitante em cada um deles. Assim, se estima que a região possui 20 deles, porém somente cerca de oito estão abertos para visitação.
Como visitar os fervedouros do Jalapão
Todos os fervedouros do Jalapão estão localizados em propriedades particulares, por isso, é preciso pagar para entrar. Dessa forma, os ingressos custam entre R$10 e R$25 reais.
Outro ponto importante é que cada um deles possui uma capacidade máxima permitida por vez, que pode variar de 4 a 10 pessoas.
Com isso, é importante se organizar para ir em épocas com menos turistas e evitar filas. Assim, evite feriados prolongados e os meses de férias escolares.
Principais fervedouros para visitar
- Bela Vista
- Beija-Flor
- Alecrim
- Ceiça
- Encontro das águas