Festival de luzes é atração em Chartres, na França
Os números impressionam tanto quanto os detalhes que se revelam com as cores lançadas sobre as construções históricas do centro de Chartres.
Considerado o mais longo evento do gênero, em todo o mundo, o Chartres en Lumières é um espetáculo de luzes que dura seis meses (de abril a outubro), quando 24 pontos dessa cidade a uma hora de Paris são iluminados com a projeção de imagens em suas fachadas.
Mais de 100 projetores, convencionais e de LED, iluminam igrejas, museus e ruas, durante 210 noites ininterruptas.
- Ter algum destes 4 sintomas comuns pode indicar que você está com diabetes
- Este sinal de câncer de pâncreas é detectado em 75% dos casos
- Bahia: 3 lugares baratos para viajar e se encantar
- Composição sanguínea do cordão umbilical explica o autismo
Espalhadas pela cidade, as projeções podem ser visitadas a pé ou em um trenzinho que circula pelos pontos iluminados do evento.
O projeto cenográfico, assinado por coletivos de artistas franceses, é criado a partir de temas relacionados com o local iluminado, como a construção da igreja de Notre-Dame de Chartres, cuja projeção na fachada principal começa com homenzinhos fazendo uma espécie de rapel nas torres até darem início à montagem do monumento com blocos de pedra, em um mapeamento visual detalhista que paralisa quem assiste.
Patrimônio Mundial pela Unesco e uma das maiores da França, essa catedral gótica do século 12 abriga quatro mil estátuas e 172 vitrais que ganham uma nova texturização, em uma espécie de ilustração colorida em 3D.
Outro destaque do evento é a projeção no Museu de Belas Artes, assinado pela designer gráfica Leslie Epsztein, quem se inspirou em mapas astrais e instrumentos astronômicos de medida do século 16 para criar os desenhos projetados.
O Chartres en Lumières acontece também em locais como o teatro da cidade, o casario da rue de l’Étroit Degré e as pontes sobre o rio Eure.
No entanto, o espetáculo não é apenas para ser visto e o visitante também pode fazer suas próprias criações visuais.
A Galeria de Chartres, na antiga Capela de Sainte-Foy, é a versão interativa do evento, onde um tablet gigante disponibiliza 120 combinações de desenhos que podem ser escolhidos e projetados pelo próprio visitante.
Chartres é uma das cidades do Vale do Loire, no centro-norte da França, destino conhecido pela maior concentração de castelos do mundo. A região abriga cerca de 300 dessas construções medievais abertas para visita, de um total de mil castelos.
Dica Viagem em Pauta
Outra experiência que impressiona na cidade é a visita à cripta da Catedral de Chartres, em que se conhece o subterrâneo do local.
Considerada a terceira maior da Europa, essa cripta românica de mais de 200 metros de extensão abriga afrescos e uma fonte batismal do século 12.
As visitas guiadas em francês (3 € por pessoa) podem ser feitas em cinco horários diferentes. De maio a setembro, às 14h45, acontece o tour em inglês na catedral e na cripta.
Reservas: +33 (0)2 37 21 75 02 / [email protected]
Como chegar
Chartres fica a 88 km da capital francesa e conta com mais de 33 opções diárias de saída de trens, a partir da estação Paris-Montparnasse. Saiba mais: voyages-sncf.com
Paris é a única cidade francesa que recebe voos diretos do Brasil (11h, aproximadamente, a partir de São Paulo). Para chegar na França, o Viagem em Pauta viajou a convite da Air France.
Com 23 voos semanais (14 da capital paulista, 7 do Rio de Janeiro e 2 de Fortaleza), a companhia conta com serviços como a sala VIP de 3.200 m², aberta também para passageiros da classe Econômica (acesso a partir de 25 euros) e o menu a la carte em que o passageiro pode dar um upgrade na sua refeição, com opções como quinoa orgânica, foie gras e camarões com tartar de abobrinha (menus a partir de € 15).
Chartres en Lumières
Quando: De 14 de abril a 13 de outubro (do anoitecer à 1:00 da manhã)
Quanto: Gratuito
Informações:
www.chartresenlumieres.com