Festival de luzes é atração em Chartres, na França

Em parceria com Viagem em Pauta
01/08/2018 20:25 / Atualizado em 05/05/2020 11:13

Os números impressionam tanto quanto os detalhes que se revelam com as cores lançadas sobre as construções históricas do centro de Chartres.

Considerado o mais longo evento do gênero, em todo o mundo, o Chartres en Lumières é um espetáculo de luzes que dura seis meses (de abril a outubro), quando 24 pontos dessa cidade a uma hora de Paris são iluminados com a projeção de imagens em suas fachadas.

Vídeo mapping na entrada norte da igreja de Notre-Dame de Chartres, na França
Vídeo mapping na entrada norte da igreja de Notre-Dame de Chartres, na França - Eduardo Vessoni

Mais de 100 projetores, convencionais e de LED, iluminam igrejas, museus e ruas, durante 210 noites ininterruptas.

Espalhadas pela cidade, as projeções podem ser visitadas a pé ou em um trenzinho que circula pelos pontos iluminados do evento.

O projeto cenográfico, assinado por coletivos de artistas franceses, é criado a partir de temas relacionados com o local iluminado, como a construção da igreja de Notre-Dame de Chartres, cuja projeção na fachada principal começa com homenzinhos fazendo uma espécie de rapel nas torres até darem início à montagem do monumento com blocos de pedra, em um mapeamento visual detalhista que paralisa quem assiste.

Projeção do Chartres en Lumières, em Chartres, cidade a uma hora de Paris
Projeção do Chartres en Lumières, em Chartres, cidade a uma hora de Paris - Eduardo Vessoni

Patrimônio Mundial pela Unesco e uma das maiores da França, essa catedral gótica do século 12 abriga quatro mil estátuas e 172 vitrais que ganham uma nova texturização, em uma espécie de ilustração colorida em 3D.

Outro destaque do evento é a projeção no Museu de Belas Artes, assinado pela designer gráfica Leslie Epsztein, quem se inspirou em mapas astrais e instrumentos astronômicos de medida do século 16 para criar os desenhos projetados.

Projeção no Museu de Belas Artes de Chartres, na França
Projeção no Museu de Belas Artes de Chartres, na França - Eduardo Vessoni

Chartres en Lumières acontece também em locais como o teatro da cidade, o casario da rue de l’Étroit Degré e as pontes sobre o rio Eure.

No entanto, o espetáculo não é apenas para ser visto e o visitante também pode fazer suas próprias criações visuais.

A Galeria de Chartres, na antiga Capela de Sainte-Foy, é a versão interativa do evento, onde um tablet gigante disponibiliza 120 combinações de desenhos que podem ser escolhidos e projetados pelo próprio visitante.

Chartres é uma das cidades do Vale do Loire, no centro-norte da França, destino conhecido pela maior concentração de castelos do mundo. A região abriga cerca de 300 dessas construções medievais abertas para visita, de um total de mil castelos.

Dica Viagem em Pauta

Outra experiência que impressiona na cidade é a visita à cripta da Catedral de Chartres, em que se conhece o subterrâneo do local.

Considerada a terceira maior da Europa, essa cripta românica de mais de 200 metros de extensão abriga afrescos e uma fonte batismal do século 12.

As visitas guiadas em francês (3 € por pessoa) podem ser feitas em cinco horários diferentes. De maio a setembro, às 14h45, acontece o tour em inglês na catedral e na cripta.

Reservas: +33 (0)2 37 21 75 02 / [email protected]

Como chegar

Chartres fica a 88 km da capital francesa e conta com mais de 33 opções diárias de saída de trens, a partir da estação Paris-Montparnasse. Saiba mais: voyages-sncf.com

Paris é a única cidade francesa que recebe voos diretos do Brasil (11h, aproximadamente, a partir de São Paulo). Para chegar na França, o Viagem em Pauta viajou a convite da Air France.

Com 23 voos semanais (14 da capital paulista, 7 do Rio de Janeiro e 2 de Fortaleza), a companhia conta com serviços como a sala VIP de 3.200 m², aberta também para passageiros da classe Econômica (acesso a partir de 25 euros) e o menu a la carte em que o passageiro pode dar um upgrade na sua refeição, com opções como quinoa orgânica, foie gras e camarões com tartar de abobrinha (menus a partir de € 15).

Chartres en Lumières
Quando: De 14 de abril a 13 de outubro (do anoitecer à 1:00 da manhã)
Quanto: Gratuito
Informações:
www.chartresenlumieres.com