Filme indicado ao Oscar inspira roteiro pela exótica Tasmânia

O filme “Lion: Uma Jornada para Casa”, indicado para a categoria de Melhor Filme do Oscar, é baseado na história real de Saroo, um menino indiano de 5 anos que se perdeu da família em uma estação de trem em Calcutá (Índia), e acabou sendo adotado por uma família australiana.

O longa se passa em Calcutá e em várias localidades da Austrália, como a cidade de Hobart, na Tasmânia, e Melbourne.

Inspirado em “Lion: Uma Jornada para Casa”, selecionamos um roteiro de sete dias para conhecer a Tasmânia, uma das regiões exóticas do mundo. Clique nas abas para conferir as sugestões de passeios:

Do aeroporto de Hobart, vá para South Hobart. É hora de entrar no clima com uma visita à Cascade Female Factory. O Heritage Tour começa às 10h com ‘His Story’, um show de 45 minutos no início do dia. Tente não corar com a história de Ellen Scott –uma dama que dançava em casas públicas e dormia com seu mestre. Ellen chegou em 1830, deportada porque roubou um relógio. Ganhe uma visão sobre o sistema regimentado de punição e reforma que operava dentro destes muros de pedra, e se questione sobre se essas mulheres foram mais injustiçadas ou pecadoras.

Com uma semana para explorar Hobart e além, mantenha o resto do dia aberto para contemplar a história real da península da Tasmânia, que fica a 90 minutos de Hobart. Mas antes de você cavar mais fundo na vida dos primeiros condenados australianos, pegue a trilha que conduz à Península no Wine Bangor e Oyster Shed.

Em Bangor, não só você pode ver a fazenda de ostra da sua mesa, mas também as vinhas, de onde vem seu copo de vinho. É uma experiência gastronômica muito bacana. Chegue no almoço, se acomode no convés aberto, e uma dúzia de ostras frescas pode ser rapidamente entregue. Fique um pouco e pergunte sobre o dia em que Abel Tasman desembarcou em Bangor.

Aqueles que não foram ao local histórico de Port Arthur antes, podem fazer um tour por um dos locais os mais significativos de Austrália. Reserve uma boa parte da tarde para explorar ou participar de uma visita guiada por terra ou mar. Você pode até descobrir se você tem algum ancestral que cumpriu pena por lá.

Para conhecer mais, passeie pelo Local Histórico de Carvão, a primeira mina da Tasmânia. Era também um lugar onde os piores criminosos ofensivos eram enviados como castigo. Depois de visitar o local, visite Lime Bay State Reserve. Se você estiver disposto, parta para uma caminhada de 40 minutos agradável para Lagoon Beach, que parte da área de camping. A praia é geralmente sem pegadas e tem vista para Sloping Island.

Alternativamente, você pode escolher Tasmanian Devil Unzoo em Taranna e chegar perto dos demônios –há uma apresentação a cada hora. Não deixe de parar na estrada para biscoitos saborosos de chocolate no Federation Artisan Chocolate. Em seguida, escolha algumas lembranças de lavanda no Port Arthur Lavender Farm ou pegue um café e um snack com infusão de lavanda antes de voltar para Hobart para o jantar.

Faça check-in no Best Western Hobart. Para jantar, opte pelos sabores sul-americanos de Frank Restaurante na orla. Mesmo se você não reservar, eles geralmente podem espremê-lo em um banco olhando para as luzes da orla.

Pernoite em Hobart.

[tab:DIA 2 – Hobart para Derwent Valley]

Antes de decolar para Curringa Farm em Hamilton, vá para o Room for a Pony para tomar café da manhã em North Hobart. Este restaurante popular entre os locais apresenta uma decoração elegante, um menu sazonal e ótimo café. Com uma barriga cheia, siga ao norte em direção ao Derwent Valley.

Trinta minutos depois, a cidade de New Norfolk é uma obrigação para aqueles com uma propensão para lojas de antiguidades. O Drill Hall Emporium, entre outras lojas, recebe relíquias de caçadores antigos de toda a Austrália. Não tenha medo de explorar o recinto de Willow Court, que começou como um quartel inválido para condenados e se tornou um asilo mental de renome. Hoje em dia é o asilo mental mais velho da Austrália em seu local original, e embora não esteja mais em uso, retem um nível sombrio elevado. Você encontrará mais antiguidades nestes quartos e o Patchwork Café ao lado é um ótimo lugar para almoço.

Vá para o Mount Field National Park à tarde, para uma caminhada fácil a uma das cachoeiras mais amadas da Tasmânia: Russell Falls. Ou incline a cabeça para o alto no passeio de Tall Trees, onde algumas das árvores de eucalipto mais altas da Tasmânia se encontram, num passeio de 30 minutos.

Dirija quarenta minutos para Hamilton e faça check-in no Curringa Farm para as próximas duas noites, onde você pode esperar uma recepção calorosa dos proprietários Jane e Tim Parsons. Seu quarto vem com uma cozinha totalmente equipada, para trazer o seu próprio suprimentos, ou se preferir peça na recepção um cesto especial. Dessa forma, você tem mais tempo para desfrutar da banheira de hidromassagem.

Pernoite Hamilton.

[tab:DIA 3 – Curringa Farm]

Acorde com vista para o lago Meadowbank, muitas vezes coberto de névoa pela manhã. Mime-se com um café da manhã saudável, afinal, você está hospedado em uma fazenda de 750 hectares.

Mais tarde, ainda pela manhã, vá para uma excursão pela fazenda com Tim, onde você vai encontrar os cães de fazenda e ver de perto os animais. Aprenda sobre a criação de ovelhas e as colheitas da época, seguido por um churrasco estilo Tasmânia – cordeiro macio cozido em um churrasco de fogão à lenha.

A vida em Curringa não é apenas sobre assistir aos grãos maduros caindo na terra e scones de creme à tarde; os Parsons são apaixonados pela agricultura sustentável. Seus passeios inclinam-se fortemente para compartilhar boas práticas agrícolas, e aprender com as pessoas que tendem diretamente para as couves, grãos e culturas de papoula.

Volte no final da tarde – passeie pela fazenda e aproveite para procurar os ornitorrincos residentes. Jane pode entregar outro cesto a seu gosto esta noite, e pacotes de churrasco também estão disponíveis para desfrutar no deck ao ar livre.

Pernoite em Curringa Farm.

[tab:DIA 4 – Derwent Valley para Hobart]

 

Levante-se cedo e se abasteça com café da manhã antes de se despedir da sua vida na fazenda. Este será um grande dia. Por grande, ele vai ter 140 metros de altura. Isso mesmo, hoje pegue a estrada para se aventurar no fundo do Sudoeste com Aardvark Adventures para experimentar o maior descolamento comercial do mundo. Vai demorar cerca de duas horas de carro para chegar à barragem de Gordon, mas começa logo no início da manhã. Gordon Dam está a alguns metros mais alto do que o Sydney Harbour Bridge e o Abseil está lá em cima como uma das TOP 10 atividades de adrenalina no mundo, e você pode fazê-lo! Se olhar sobre a borda faz-lhe um pouco nervoso, respire fundo – você estará logo descendo de rapel.

A volta para Hobart dura 2h30, tempo suficiente para almoçar no Pedder Wilderness Lodge. No Twelve Trees Restaurant o menu é descontraído e honesto, com foco em produtores locais. Ofertas sazonais podem incluir coelho, carne Cape Grim ou codorna assada. Outro potencial da viagem é uma caminhada pela floresta tropical em Mount Field National Park para Russell Falls. Ou tome café no Possum Shed em Westerway.

Antes de deixar o Derwent Valley, encontre Ashley e Jane Huntington em Two Meter Tall. Ashley, que tem 2m de altura, ficará feliz em servir uma cerveja caseira, feita em pequenos lotes usando agricultores e ingredientes tasmanianos. Não leva um diploma de química orgânica ou em vinificação para cerveja, mas Ashley aplica ambas as qualificações para entregar cerveja e cidra altamente procurados e de qualidade.

Volte para Hobart e faça check-in novamente no Best Western Hobart para as próximas duas noites. Tome um coquetel comemorativo no The Glass House bar antes do jantar. Siga para o Franklin Restaurante, a uma curta distância do píer. As reservas são recomendadas.

Pernoite em Hobart.

[tab:DIA 5 – Bruny Island]

Acorde e prepare-se para entrar em contato com a natureza e o vento em seu cabelo. Não há janelas de vidro no Pennicott Wilderness Journeys Bruny Island eco-cruzeiro –você vai sentir os elementos e o brilho da natureza em sua pele. A excursão de dia inteiro parte de Hobart às 8h, retornando à cidade às 17h30 No tour está incluso um chá da manhã em Adventure Bay, três horas de um incrível cruzeiro selvagem e um grande almoço no estilo da Tasmania.

O cruzeiro irá levá-lo para os acessos selvagens de Bruny Island, ao lado de penhascos e cavernas de fundo do mar. Este litoral é um ponto de encontro popular para focas, baleias migratórias, golfinhos e águias marinhas raras. Prepare-se para desfrutar de um assento ao ar livre em um dos melhores espetáculos do deserto da Tasmânia.

De volta a Hobart, jante no Sandy Bay Beach Wood Fired Pizza. Desfrute de nozes, queijo cottage e pizza ao lado da água. É o lugar perfeito para assistir ao pôr do sol sobre o rio Derwent antes de terminar a noite.

Pernoite em Hobart.

[DIA 6 – Huon Valley]

Pela manhã, dirija 90 minutos ao sul para o Tahune Air Walk, onde você pode passear pelas copas das árvores. Pairando 20/30 metros sobre o piso da floresta, a AirWalk proporciona uma experiência a cerca de 50 metros acima do rio.

Se você está se sentindo aventureiro, experimente o Cable Eagle Hang Glider. Do chão da floresta, prepare-se para deslizar 250 metros sobre o rio Huon, onde você vai pausar, há 50 metros de altura no ar, antes que o planador automaticamente retorna a terreno sólido.

Há um café, churrasqueira e instalações de piquenique em Tahune, mas se é uma sexta-feira ou sábado vá para Geeveston para almoço no Sushi Masaaki. Uma cidade velha da madeira é um lugar improvável para encontrar o que muitos consideram o melhor sushi da Tasmânia, o que é verdade: o sushi de Masaaki Koyama é verdadeiramente delicioso. Um surfista apaixonado, Masaaki mudou-se de um restaurante de sushi de alta classe em Osaka para levar uma vida quieta perto das ondas na Tasmânia, e não demorou muito para seu restaurante fazer sucesso e ficar conhecido. Hoje em dia você encontrará frequentemente uma fila fora de sua loja (ou em sua tenda no domingo no mercado da porta da exploração agrícola de Hobart), mas a espera definitivamente vale a pena.

Gaste algum tempo explorando Geeveston, onde os habitantes locais notáveis são caracterizados como as estátuas da madeira cortadas pela serra de cadeia. Estes não são nomes famosos, mas heróis residentes como o jurista que tem seus óculos colocados todas as manhãs, o ferreiro, o policial, o Olímpico remador Simon Burgess e Jessica Hannabury, uma senhora idosa simplesmente conhecida por sua generosidade.

Faça check-in em sua acomodação até a estrada em Port Huon Cottages, antes de jantar no Kermandie, na beira do rio de Port Huon. Construído em 1932, o Kermandie era uma vez um buraco acolhedor para trabalhadores de madeira, pomar e rio. Estes dias, o restaurante de Sass tem alguns toques mais finos do que o pub original e um menu dos favoritos locais incluindo o wallaby tasmaniano, o fillet grass-fed e a bandeja de salmão gratinado de Huon.

Pernoite em Port Huon.

[tab:DIA 7 – Hasting Caves para Hobart]

Pela manhã, dirija 45 minutos ao sul em uma aventura subterrânea em Hastings Caves State Reserve. Newdegate Cave é a maior caverna aberta para passeios no país, e com abundância de espaços abertos, não há necessidade de se espremer através de passagens apertadas.

Siga as estalactites e estalagmites com um mergulho nas fontes termais. Naturalmente aquecido a 28 ° C, desfrute de um bom mergulho antes de se aventurar para o Apple Shed em Grove para o almoço.

Aqui, a família tem cultivado maçãs por quatro gerações. Willie Smith’s é a primeira cidra orgânica certificada da Austrália e funciona como um museu do respeitoso título da Tasmânia “Apple Isle”. Sente-se para almoçar nos estábulos ao ar livre, e escolha um sanduíche rústico de pão de sourdough e degustação de cidras.

Alternativamente, você pode terminar o dia em Huon Valley com uma parada em Home Hill Winery, uma vinha boutique feita de terra batida. Encontre uma mesa do lado de fora com vista para as vinhas e desfrute de um premiado Home Hill Pinot para completar a sua semana tasmaniana, antes de volta para Hobart e ir para casa.