Francês de 79 anos já deu quatro voltas ao mundo de carona

Movido pelo desejo e curiosidade de desbravar o mundo, o francês André Brugiroux, 79 anos, saiu de sua cidade natal, Brunoy, com apenas 16 anos.

O primeiro destino de sua aventura foi a Escócia, com pretexto de estudar inglês.  Só voltou para casa 18 anos depois, já com 35.

Dinheiro nunca foi problema para André, que diz que boa parte das viagens foi bancada com pequenos empregos e de carona.

“Já peguei carona em caminhão, carro, avião, trem, ônibus e até navios. Percorri a distância entre a Terra e a Lua com o dedo”, conta.

Até o momento ele garante que já visitou 256 países e territórios –a ONU reconhece oficialmente 193–, e percorreu no total 400.000 km, distância equivalente a quatro voltas ao mundo. Embora tenha diminuído um pouco o ritmo, André diz que segue viajando e dando palestras em universidades e feiras literárias, onde compartilha suas experiências. Suas aventuras já renderam oitos livros.

E aventura é o que não falta. André já foi preso, confundido com um espião e chegou a perder 12 quilos depois de beber água contaminada no Paquistão.

Com informações do Nômades Digitais e do JC Online