Fuja do Óbvio: lugares que merecem a visita no Rio de Janeiro

Por: Redação

O Rio de Janeiro é bem conhecido por suas atrações mais visitadas, como o Pão de Açúcar, Cristo Redentor e a praia de Copacabana. Para quem já esteve nestes lugares e deseja opções de roteiros turísticos na cidade brasileira que mais recebe turistas estrangeiros, saiba que há outras opções incríveis.

Contamos com a ajuda do Hotel Urbano para listar locais menos badalados que valem uma visita, confira!

Praia do Secreto

Vista da praia do Secreto, no Recreio dos Bandeirantes, até pouco tempo bem desconhecida dos turistas no Rio

Embora não seja totalmente secreta, a praia é menos disputada que outros lugares do Rio e tem um visual paradisíaco. Na verdade, a praia do Secreto é uma piscina natural localizada entre a Prainha e a praia do Recreio.

Não há faixa de areia, a piscina é formada por diversas rochas e tem água rasa. Como é necessário passar por uma trilha para chegar até lá, não é recomendável para famílias com crianças.

Nos finais de semana, ela pode ficar cheia de visitantes, então, a dica é aproveitar os dias da semana para curtir o passeio.

Prédios históricos 

Interior da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, considerada pela Unesco uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo

O Rio foi capital do Brasil colônia, por isso, tem vários monumentos, tesouros e prédios dos tempos da monarquia. Um exemplo é o Paço Imperial, que serviu como sede da família real durante o período em que D. João 6º esteve no país. Hoje em dia, ele serve como centro cultural, com exposições a apresentações de teatro. Outra herança do império é a Biblioteca Nacional, que tem o maior acervo do país. Aproveite para conhecer também o Museu Histórico Nacional, que abriga mais de 350 mil itens, como carruagens antigas, arsenal de guerra, quadros da família real e outras preciosidades.

Espaço Cultural da Marinha

Construído em 1973, na Inglaterra, o Submarino Riachuelo foi lançado ao mar em 6 de setembro de 1975, e incorporado à Armada brasileira em 27 de janeiro de 1977

O destino é ideal para quem se interessa por transporte marítimo histórico e curiosos em geral. No espaço, é possível entrar no submarino Riachuelo, que na verdade funciona como um museu. Há também a Nau dos Descobrimentos, embarcação adaptada com uma exposição sobre as viagens no tempo das grandes navegações.

Do Espaço Cultural Marinha sai o passeio até a Ilha Fiscal, cenário do último baile do Império, antes da Proclamação da República.

Cachoeira do Horto

Para chegar até a cachoeira do Horto é preciso percorrer uma trilha um pouco íngreme

O turismo no Rio de Janeiro não se consiste apenas em praias. Dá para se refrescar em cachoeiras nos dias mais quentes. No Parque Nacional da Tijuca há várias cachoeiras, porém, a mais famosa é a cachoeira do Chuveiro, também conhecida como cachoeira do Horto.

Para chegar até lá, é preciso percorrer uma trilha um pouco íngreme, portanto, a dica é ir de tênis. Mesmo não sendo tão disputada como os principais cartões postais do Rio, a cachoeira atrai muitas pessoas e pode ficar cheia aos sábados e domingos. De qualquer forma, o espaço não chega a ficar lotado como as badaladas praias da cidade.

Mirante da Paz

Vista do Complexo Rubem Braga

Logo na saída da estação General Osório encontra-se o elevador panorâmico que leva ao Mirante da Paz. A altura é equivalente a um prédio de 30 andares, proporcionando uma vista de 360 graus. De lá, dá para ver a Praia de Ipanema, o Leblon, a comunidade Cantagalo, Lagoa Rodrigo de Freitas e o Morro Dois Irmãos. O passeio é gratuito, custando bem menos que o disputado bondinho do Pão de Açúcar, por exemplo, mas com uma paisagem tão linda quanto.

Compartilhe:

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …