Últimas notícias:

Loading...

Garopaba (SC) com crianças: será que dá onda?

Cátia Noronha, do blog Todas as Mães em Viagem, conta como foi curtir um dos melhores picos de surf do Brasil com as crianças

Ouça este conteúdo

Swel, tubos, dropar, big rider, lip… não, não, você não lerá nenhuma dessas expressões nesse roteiro. Porque apesar de estar falando de um dos melhores picos de surf do Brasil, neste artigo descreverei como conseguimos aproveitar Garopaba com crianças!

Meu maior receio era se meus filhos conseguiriam aproveitar as praias com tantas ondas. Será que seria uma roubada ir com crianças para Garopaba? As fotos ao longo desse texto falam por si só! :)

P.S. A viagem foi feita em outubro de 2020 e, embora estivéssemos em um momento de flexibilização de muitas cidades, nossa atenção foi redobrada em relação aos protocolos sanitários em combate à covid-19. As praias estavam bem vazias e fugimos de qualquer tipo de aglomeração.

Como chegar em Garopaba

Somos de São Paulo e voamos até Florianópolis. O voo é super curto, apenas 1h. Ainda no aeroporto de Florianópolis, pegamos nosso carro alugado e seguimos rumo à Garopaba pela BR 101. Estrada dupla e muito bem sinalizada. A viagem de carro levou cerca de 1h30.

E aí chegamos naquele que seria o nosso refúgio pelos próximos 5 dias. Foi a nossa primeira experiência em estadia em uma casa alugada pelo Airbnb.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemVista da casa alugada para a Praia do Silveira

Praias em Garopaba

As praias mais conhecidas de Garopaba e arredores são: Silveira, Ferrugem, Siriú, Barrinha, Vigia, Ouvidor, Vermelha, Rosa e Ibiraquera. Mas só fomos no Silveira e Ferrugem.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


Nos hospedamos muito próximos à Praia do Silveira, uma das praias mais procuradas pelos surfistas – inclusive sedia campeonatos de surf há anos. Portanto, uma praia de ondas fortes, que demanda muito cuidado, sobretudo com as crianças. Dica: fique no canto direito, onde desagua um rio, excelente para quem está com pequenos.

Não tem estrutura, é uma praia mais rústica e selvagem, então leve lanchinhos e água. A paisagem é maravilhosa, cercada de montanhas e mata nativa. Dá para subir um pequeno morro para observar os surfistas pegando onda.

Esse mesmo costão serve como campo de observação para avistar as baleias francas, que aparecem nas praias dos municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna entre julho e novembro. Para quem se interessa pelo turismo de observação e de experiência, existe a Rota da Baleia Franca, um projeto que atua na região fomentando o turismo local e na proteção das baleias francas.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemO acesso à Praia do Silveira
Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemAo fundo, o rio que deságua no mar da Praia do Silveira: piscininha natural para as crianças
Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemA praia é linda, mas com ondas fortes: muito cuidado, sobretudo com as crianças
Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemMorro com mirante para observar as ondas e os surfistas

Abaixo, um videozinho que fiz mostrando o surf na Praia do Silveira:

Também com ondas e muito procurada pelos surfistas, a Praia da Ferrugem foi um lugar que vimos algumas famílias com crianças pequenas. Ficamos no canto esquerdo da praia, perto de um costão de pedras e do Bar do Zado, um dos poucos restaurantes/ bares desta praia – senão o único.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemCiclovia invisível no vilarejo da Ferrugem
Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemCrianças pegando onda na Praia da Ferrugem
Plaquinha na Praia da Ferrugem

Do lado direito de praia tem o mirante em um morro que separa a Ferrugem da Praia da Barra (também chamada de Barrinha). Por sinal, a praia vizinha atrai pais com crianças por conta da lagoa que forma piscinas naturais de água doce.

Em nossa visita à Garopaba ficou faltando conhecer as Dunas do Siriú, onde é possível se divertir com as crianças alugando pranchas para descer as dunas.

P.S.2. Neste quase 1 ano de pandemia, algumas das praias citadas acima já foram palco de aglomerações e falta de responsabilidade por parte de turistas. Fugir de feriados, finais de semana e alta temporada são uma boa opção para quem quer planejar a sua viagem sem aglomerar.

Todas as Mães em Viagem

Em parceria com Todas as Mães em Viagem

Eu sou a Cátia Noronha, jornalista e mãe. Aprendi que viajar com crianças pode ser ainda melhor quando dispomos de mais informação e planejamento. Eu acredito que viajar em família estreita ligações e reforça nossos vínculos afetivos!

Compartilhe:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário todasasmaes

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.