Gasto com cartão no exterior será fixado em real do dia da compra
A medida só passará a vale a partir de 1º de março de 2020
Boa notícia para os viajantes que costumam usar o cartão de crédito no exterior. O Banco Central anunciou que os gastos feitos em moeda estrangeira nos cartões de crédito internacionais terão seu valor fixado em reais pela taxa de conversão vigente no dia da compra.
Mas infelizmente a medida só passará a vale a partir de 1º de março de 2020. Atualmente, os bancos cobram a taxa de câmbio vigente no dia do fechamento da fatura.
De acordo com o BC, “a medida aumenta a previsibilidade para os clientes em relação ao valor a ser pago, evitando o efeito da variação da cotação da moeda estrangeira entre o dia do gasto e o dia de pagamento da fatura”.
- Climatério e menopausa: como diferenciar e lidar com cada fase
- Câncer: estudo revela aumento de casos em pessoas com menos de 50 anos
- Como começar o tratamento com cannabis medicinal em 2025
- Nísia Floresta (RN) oferece gastronomia e paisagens incomparáveis
Ainda segundo a nota divulgada pelo BC, “a medida aumenta transparência e a comparabilidade na prestação do serviço, padronizando as informações sobre o histórico das taxas de conversão nas faturas que terão que ser divulgadas em formato de dados abertos, de forma que os rankings de taxas possam ser estruturados e divulgados”.
Segundo a Agência Brasil, as instituições poderão ofertar ao cliente uma alternativa de pagamento da fatura pelo valor equivalente em reais no dia de seu pagamento. Nesse caso, diz a circular, o cliente terá que aceitar “expressamente” essa opção.