Como não cair no golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos

Motoristas parceiros da Uber ou de outros apps não podem oferecer viagens fora da plataforma

26/12/2024 08:58

Reportagem do programa “Fantástico”, da TV Globo, revelou neste domingo, 22, um grupo de falsos motoristas de aplicativos que aplica golpes na saída do aeroporto de Guarulhos, o mais movimentado do país.

De acordo com a reportagem, os arrastadores, como são conhecidos, fazem parte de um esquema de extorsão de passageiros, coagidos a pagar até 70 vezes mais pelo valor da corrida.

Como evitar golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos
Como evitar golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos - filipefrazao/iStock

Os criminosos ainda ameaçam as vítimas e acuam motoristas de aplicativo e taxistas legalizados. Até sequestro de passageiro já ocorreu.

A prática não é novidade mas nesta época do ano só intensificam com o grande volume de passageiros que desembarcam no aeroporto paulista. 

Para garantir sua segurança e evitar transtornos, a Catraca Livre lista algumas dicas úteis para não golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos.

Como evitar golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos

1 – Use apenas aplicativos oficiais

  • Sempre solicite seu Uber ou outro aplicativo de transporte diretamente pelo aplicativo oficial;
  • Confirme o modelo do carro, placa e nome do motorista antes de embarcar;
  • Desconfie de motoristas que se oferecem diretamente, sem que você tenha solicitado pelo aplicativo. Geralmente eles ficam na frente da área de desembarque do aeroporto e exibem na tela do celular a logomarca da Uber ou táxi.

2 – Escolha pontos de encontro seguros

  • O aeroporto de Guarulhos possui áreas específicas para o embarque de veículos de aplicativos, como os bolsões de estacionamento. Siga as instruções do aplicativo para chegar ao local correto;
  • Evite aceitar caronas fora dessas áreas autorizadas, especialmente se o motorista insistir em “combinar direto”.

3 – Cuidado com ofertas de táxi informal

  • Apenas utilize táxis regulamentados, disponíveis nos guichês oficiais do aeroporto como os da Guarucoop (nas cores azul e branco);
  • Desconfie de motoristas que abordam passageiros na área de desembarque oferecendo corridas “mais baratas” ou sem taxímetro.

4 – Verifique tarifas e rotas

  • Antes de iniciar a viagem, confira o valor estimado no aplicativo ou pergunte ao motorista sobre o preço da corrida;
  • Utilize aplicativos como Google Maps ou Waze para acompanhar a rota durante o trajeto. Caso perceba desvios ou comportamento suspeito, questione imediatamente ou encerre a viagem em um local seguro.

5 – Evite mostrar vulnerabilidade

  • Não aceite ajuda de desconhecidos para chamar transporte. Caso precise de orientação, procure funcionários identificados do aeroporto;
  • Mantenha seus pertences próximos e não exiba objetos de valor enquanto aguarda o transporte.

6 – Tenha opções de contato

  • Informe amigos ou familiares sobre sua viagem, incluindo o horário de chegada e o transporte que utilizará;
  • No caso de aplicativos, compartilhe sua rota em tempo real por meio do app para que alguém acompanhe seu trajeto.

7 – Reporte incidentes

  • Caso passe por uma situação suspeita ou seja alvo de um golpe, informe imediatamente as autoridades do aeroporto e registre o ocorrido junto à empresa do aplicativo ou serviço de táxi. Em último caso, registre um Boletim de Ocorrência (B.O).

8 – Alternativas de transporte seguro

  • Além de táxis regulamentados e aplicativos, o aeroporto de Guarulhos tem opções como ônibus executivos para Congonhas, Terminal Rodoviário do Tietê e da Barra Funda. Há ainda ônibus intermunicipais até o metrô, como a estação Tatuapé, ou trem da CPTM até à estação da Luz ou Barra Funda. Planeje-se com antecedência para escolher o transporte mais adequado às suas necessidades.

As dicas acima também valem para quem desembarca no aeroporto de Congonhas ou nos Terminais Rodoviários do Tietê, Barra Funda ou Jabaquara.