Google Street View mapeia as belezas naturais de Ilhabela
Conhecida por suas belezas naturais, Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, recebe cerca de 500 mil turistas por ano, especialmente durante a temporada de verão. A partir do mês de julho, este que é um dos únicos municípios-arquipélagos marinhos do Brasil poderá ser visitado também a distância, a partir de qualquer lugar do mundo, com uma ajudinha da tecnologia.
A ilha é o mais novo local a fazer parte de lugares exóticos mapeados pelo Google Street View. O programa, lançado pelo Google em 2007 inicialmente com carros, tem como objetivo coletar imagens panorâmicas em 360º para criar um mapa digital mais completo do nosso mundo. Isso inclui jornadas inacreditáveis, realizadas por voluntários de todo o mundo com a ajuda de triciclos, Trolleys, snowmobiles, câmeras subaquáticas e até, acredite, um camelo.
Em Ilhabela, o equipamento utilizado foi o Trekker, uma espécie de mochila adaptada composta por 15 câmeras em um globo capaz de fotografar um frame a cada dois segundos. Com o auxílio de um smartphone, o dispositivo de aproximadamente 22kg é controlado pelo voluntário ao longo das trilhas, chegando assim aos locais onde o carro não alcança.
Até agora, mais de 80 países e cerca de 10 milhões de milhas foram explorados com o Google Street View, incluindo partes do Ártico e da Antártida. O primeiro local mapeado pelo Google Trekker foi o Grand Canyon, nos Estados Unidos. De lá para cá, já foram percorridos os mais variados pontos turísticos, históricos e de belezas naturais, como as Pirâmides de Gizé, no Egito, o Taj Mahal, na Índia, a Torre Eiffel, na França, entre outros muitos lugares em todo o mundo.
No Brasil, já foram selecionados para o programa lugares como as Cataratas do Iguaçu, a Bacia Amazônica e Fernando de Noronha. Agora, chegou a vez de Ilhabela, que já foi premiada como Melhor Destino de Praia do Brasil e teve algumas de suas praias destacadas entre as mais belas do mundo. No arquipélago, são mais de 40 praias e 360 cachoeiras, além de muitas trilhas em meio a um território com 83% de Mata Atlântica preservada, um paraíso para o ecoturismo.
As imagens foram coletadas em colaboração com o portal regional de turismo Ilhabela.com.br, que disponibilizou sua equipe para as coletas em meados de 2016, acreditando nos benefícios que o projeto traz para o turismo na região.