Grupo seminômade da África é destaque da Namíbia

Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta

Na Namíbia, na costa oeste da África, o cenário que se abre diante dos olhos parece fruto de alguma alucinação e a mente custa a entender aquela combinação de imagens quase surreais.

 

De norte a sul, esse país com vistas para o oceano Atlântico é dono de um território capaz de fazer até o mais experiente dos viajantes esfregar os olhos quando paisagens desérticas e selvas lotadas de animais insistem em cruzar o seu caminho.

Seja na esverdeada porção norte do país, onde se encontra o Etosha National Park, uma área verde com mais de 22 mil km² e 100 espécies de mamíferos; ou no alaranjado sul, conhecido pelas dunas de Sossusvlei, a Namíbia é um dos destinos mais impressionantes da região sul do continente africano.

É ali que se encontra uma das últimas populações seminômades da África: os Himba.

Encontrado na região desértica do noroeste da Namíbia e no sul da Angola, esse grupo étnico é conhecido pela tradição de passar na pele e no cabelo uma mistura de ocre vermelho, gordura e resina aromática como forma de proteger a pele contra o sol forte e o clima seco do deserto, além de evitar picadas de mosquitos.

Com uma população atual de cerca de 50 mil pessoas, esses homens e mulheres faziam parte do grupo Herero que migraram da África Oriental, no século 16. Os Himbas permaneceram na região norte de Kaokoland, enquanto os Herero se dirigiram para o sul.

Conheça algumas curiosidades dos hábitos do povo Himba:

⇒ meninos e meninas Himba são identificados com cortes diferenciados de cabelo;

⇒ os meninos têm apenas uma trança virada para trás e as meninas possuem duas tranças caídas sobre o rosto. As garotas Himba, quando chegam à puberdade, usam várias tranças cobertas com a tradicional mistura de ocre;

⇒ as mulheres ainda se vestem de forma tradicional, com apenas uma saia de pele de animal e muitos adereços;

⇒ o colar de conchas mostra a feminilidade das mulheres Himba e o pedaço de couro na cabeça indica o seu estado civil;

Mulher himba, na Namíbia[/img]

⇒ esse grupo étnico se alimenta, basicamente, de mingau de milho e leite com adição de carne de cabra;

⇒ para os Himba, o fogo sagrado reverencia e se comunica com os ancestrais, considerado um local para ocasiões especiais.