Guia Michelin revela os 20 melhores hotéis do Brasil

Guia Michelin destaca hotéis brasileiros que combinam arquitetura de ponta, serviço refinado e experiências exclusivas

16/10/2025 07:00

Desde o ano passado, o Guia Michelin passou a aplicar sua tradicional avaliação —antes restrita a restaurantes— também ao universo da hotelaria. Agora, hotéis que proporcionam experiências notáveis podem receber de uma a três “chaves”, em reconhecimento à excelência na hospedagem.

Na edição inaugural, o Guia Michelin avaliou hotéis em 15 dos principais destinos turísticos internacionais. Este ano a iniciativa ganhou escala global, com a primeira seleção mundial revelada durante uma cerimônia realizada em Paris na última quarta-feira, 8.

Hotel das Cataratas, da rede Belmond, em Foz do Iguaçu, recebeu três chaves do prestigiado Guia Michelin
Hotel das Cataratas, da rede Belmond, em Foz do Iguaçu, recebeu três chaves do prestigiado Guia Michelin - Divulgação

No total, 2.457 hotéis receberam uma (1.742), duas (572) ou três (143) chaves Michelin. A avalição feita pelos inspetores do Guia Michelin levou em conta cinco critério principais: excelência em arquitetura e design, qualidade do serviço, personalidade do hotel, custo-benefício e conexão com a comunidade local.

Guia Michelin lançou uma nova classificação voltada para hotéis
Guia Michelin lançou uma nova classificação voltada para hotéis - Divulgação

A lógica é semelhante à das estrelas atribuídas a restaurantes. Uma chave representa estadias muito especiais; duas chaves indicam experiências excepcionais; e três chaves são reservadas às hospedagens extraordinárias.

Brasil em destaque no Guia Michelin

Entre os 143 hotéis no mundo que receberam três chaves, dois estão no Brasil. O Hotel das Cataratas, da rede Belmond, é o único localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Além de acesso privilegiado às quedas d’água, oferece horários diferenciados para entrada no parque e experiências gastronômicas como o Restaurante Y, comandado pelo chef Luiz Filipe Souza.

Rosewood São Paulo também recebeu três chaves do Guia Michelin
Rosewood São Paulo também recebeu três chaves do Guia Michelin - Divulgação

O segundo hotel brasileiro com três chaves é o Rosewood São Paulo, instalado na Cidade Matarazzo, um complexo histórico restaurado no coração da capital paulista. O projeto arquitetônico leva a assinatura de Jean Nouvel, vencedor do Prêmio Pritzker, e abriga uma coleção de arte com mais de 450 obras de artistas brasileiros. Com seis restaurantes e duas piscinas, o hotel se destaca pela integração entre arte, história e sofisticação.

O icônico Copacabana Palac, um dos hotéis mais famosos do Brasil, também foi premido
O icônico Copacabana Palac, um dos hotéis mais famosos do Brasil, também foi premido - divulgação - site oficial da Belmond/Copacabana Palace

Outros dois hotéis brasileiros receberam duas chaves: o icônico Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e o Palácio Tangará, em São Paulo. Ambos são reconhecidos por sua elegância e tradição, além de serviços que incluem brunches com música ao vivo e ambientes que misturam o clássico e o contemporâneo.

Esses quatro hotéis representam o ápice da hospitalidade brasileira segundo o Guia Michelin. Mas a lista completa inclui também empreendimentos com uma chave, que oferecem experiências diferenciadas e marcantes, mesmo sem ostentar o luxo das grandes redes.

Experiências que vão além do quarto

A categoria de uma chave contempla hotéis que oferecem algo único, seja pela proposta, pelo serviço ou pela localização. Entre os premiados estão o Awasi Santa Catarina, em Governador Celso Ramos (SC), que aposta em hospedagem personalizada com guias e veículos exclusivos para cada hóspede; e o Kenoa Exclusive Beach & Spa Resort, em Barra de São Miguel (AL), que combina design e natureza em um ambiente intimista.

Awasi Santa Catarina é um dos hotéis brasileiros contemplando com uma chave
Awasi Santa Catarina é um dos hotéis brasileiros contemplando com uma chave - Divulgação

O Fasano aparece com força na lista, com unidades premiadas em São Paulo, Salvador, Trancoso, Angra dos Reis, Boa Vista e outras localidades. A marca é reconhecida por unir arquitetura sofisticada e serviço de alto padrão, mantendo identidade própria em cada destino.

Outros destaques incluem o Botanique Hotel & Spa, em Campos do Jordão, voltado ao bem-estar e à integração com a natureza; o Toca da Coruja, na Praia da Pipa (RN), que valoriza o charme rústico e a exclusividade; e o Fera Palace Hotel, em Salvador (BA), que resgata a história da cidade com estilo contemporâneo.

Hotéis brasileiros com três chaves Michelin

  • Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel – Foz do Iguaçu (PR)
  • Rosewood São Paulo – São Paulo (SP)

Hotéis brasileiros com duas chaves Michelin

  • Copacabana Palace, A Belmond Hotel – Rio de Janeiro (RJ)
  • Palácio Tangará – São Paulo (SP)

Hotéis brasileiros com uma chave Michelin

  • Fasano Angra dos Reis – Angra dos Reis (RJ)
  • Kenoa Exclusive Beach & Spa Resort – Barra de São Miguel (AL)
  • Botanique Hotel & Spa – Campos do Jordão (SP)
  • Ponta dos Ganchos Exclusive Resort – Governador Celso Ramos (SC)
  • Txai Resort – Itacaré (BA)
  • Barracuda Hotel & Villas – Itacaré (BA)
  • Fasano Boa Vista – Porto Feliz (SP)
  • Fasano Trancoso – Porto Seguro (BA)
  • Hotel Santa Teresa Rio MGallery – Rio de Janeiro (RJ)
  • Fasano Salvador – Salvador (BA)
  • Fera Palace Hotel – Salvador (BA)
  • Emiliano São Paulo – São Paulo (SP)
  • Fasano São Paulo – São Paulo (SP)
  • Pulso Hotel Faria Lima – São Paulo (SP)
  • Carmel Taíba Exclusive Resort – Taíba (CE)
  • Toca da Coruja – Tibau do Sul (RN)