Guia para aproveitar os feriados no litoral norte de SP

Roteiros que combinam praias, ecoturismo, cultura e gastronomia para aproveitar os dias de folga em 2026

24/01/2026 11:53

Com um calendário repleto de feriados prolongados, o litoral norte de São Paulo oferece roteiros que mostram que a região é destino o ano inteiro, e não apenas durante o verão.

Em 2026 haverá pelo menos 10 feriados prolongados entre fevereiro e dezembro, criando oportunidades para escapadas rápidas ao longo de todo o ano.

Ilha do Prumirim, em Ubatuba, é um dos destinos paradisíacos do litoral norte de SP
Ilha do Prumirim, em Ubatuba, é um dos destinos paradisíacos do litoral norte de SP - Bruno Amir Dacier Lobato de Almeida/Divulgação

Para cada feriado prolongado, as cidades que compõem o Circuito Litoral Norte de São Paulo (consórcio de promoção turística que reúne as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) sugerem roteiros temáticos que vão além das praias, integrando ecoturismo, cultura, esportes e gastronomia.

Roteiros para aproveitar os feriados de 2026 no litoral norte  de SP

Carnaval (16 e 17 de fevereiro): entre a folia e o refúgio na Mata Atlântica

O primeiro grande feriado do ano no atende a uma dualidade clássica: agito e descanso. Para quem busca festa, as cidades que integram o litoral norte de SP oferecem programação completa com blocos de rua, bailes e desfiles de escolas de samba.

Bertioga é a porta de entrada para o litoral norte paulista
Bertioga é a porta de entrada para o litoral norte paulista - Michelly Hengles da Rocha Salvador/Divulgação

No entanto, o diferencial da região é a possibilidade de fugir da multidão. Com mais de 80% de sua Mata Atlântica preservada, o destino é perfeito para quem quer aproveitar os dias de folga em praias mais isoladas ou em hospedagens integradas à natureza, longe da agitação dos centros urbanos.

Páscoa (3 de abril, sexta-feira): o momento das trilhas e cachoeiras

Com o fim do verão e temperaturas mais amenas, a Páscoa é o feriado ideal para o ecoturismo. O circuito sugere a exploração das dezenas de trilhas mapeadas na região.

Em Bertioga, a Trilha d’Água oferece uma aula de biologia a céu aberto passando por manguezais e restingas. Já em Ilhabela, o Pico do Baepi desafia os montanhistas com uma vista espetacular a 1.048 metros de altitude.

Trilha de Guaratuba, em Bertioga
Trilha de Guaratuba, em Bertioga - Raphael Campos/Divulgação

Para quem prefere cachoeiras, a Trilha do Poção em Caraguatatuba e o Ribeirão de Itu em São Sebastião oferecem banhos refrescantes em águas cristalinas, enquanto Ubatuba convida para a imersão na Trilha das 7 Praias ou a histórica Trilha do Corisco.

Tiradentes (21 de abril, terça-feira): o auge do turismo náutico e mergulho

Em abril, as águas do litoral norte de São Paulo costumam apresentar excelente visibilidade, transformando a região em um paraíso para mergulhadores. O roteiro sugerido para este feriado é focado no mar.

Abril é ideal para mergulhar em Ilhabela
Abril é ideal para mergulhar em Ilhabela - Padi Davi/Sectur Ilhabela

As opções vão desde o mergulho de flutuação no Rio Jaguareguava (Bertioga) e na Ilha das Cabras (Ilhabela), até expedições de mergulho autônomo no Arquipélago de Alcatrazes (São Sebastião) e na Ilha Anchieta (Ubatuba). Em Caraguatatuba, os ilhotes da Cocanha são o cenário perfeito para passeios de barco e observação da fauna marinha.

Dia do Trabalho (1º de maio, sexta-feira): uma viagem pela história e cultura caiçara

Com o clima de outono convidativo para passeios ao ar livre sem o calor excessivo, o feriado de 1º de maio é a oportunidade perfeita para o turismo cultural. O roteiro propõe uma viagem no tempo: visite o Forte São João em Bertioga, a primeira fortificação do Brasil, e percorra o Centro Histórico de Ilhabela com seus casarões coloniais.

Em São Sebastião, o Sítio Arqueológico de São Francisco revela vestígios de séculos passados, enquanto Ubatuba encanta com o Sobradão do Porto e as Ruínas da Lagoinha. Caraguatatuba completa o circuito cultural com a fé e tradição da Rota Santo Antônio e o acervo do MACC.

Corpus Christi (4 de junho, quinta-feira): a temporada das ondas perfeitas

Com a chegada das frentes frias e a proximidade do inverno, o litoral norte paulista revela sua vocação esportiva. Entre junho e agosto, a região vive sua melhor época para o surf, com ondulações constantes e céu azul.

O feriado de Corpus Christi é o convite para conhecer picos lendários como a Praia de Maresias (São Sebastião), Bonete (Ilhabela) e Itamambuca (Ubatuba), além de Boracéia (Bertioga) e Praia Brava (Caraguatatuba).

Independência (7 de setembro, segunda-feira): temporada de cetáceos

Setembro marca um período especial na costa paulista: a temporada de passagem de baleias e golfinhos. O feriado da Independência é a data sugerida para o turismo de observação desses animais que, a cada ano, chegam em maior número na região e encantam os visitantes.

As saídas de barco oferecem a chance de avistar, principalmente, as baleias-jubarte em sua rota migratória. Além disso, é um período de clima agradável para passeios de escuna e navegação contemplativa por todo o arquipélago e costeiras da região.

Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro, segunda-feira): diversão em família e educação ambiental

Coincidindo com o Dia das Crianças, o feriado de 12 de outubro é o momento ideal para conectar os pequenos com a natureza. O litoral norte de SP oferece praias de águas calmas, verdadeiras piscinas naturais seguras para famílias, como as encontradas na Guaratuba (Bertioga), Tabatinga (Caraguatatuba), Perequê (Ilhabela), da Baleia (São Sebastião) e Domingas Dias (Ubatuba).

O roteiro sugere ainda o “aprender brincando”: visitar projetos de conservação marinha, como o Tamar em Ubatuba, realizar trilhas leves de observação de aves em Bertioga ou explorar a vida marinha com snorkel em Ilhabela, incentivando desde cedo a consciência de preservação ambiental nas novas gerações.

Feriados de novembro: imersão no Turismo de Base Comunitária

Com as datas de Finados (2 de novembro, segunda-feira) e Consciência Negra (20 de novembro, sexta-feira), esse é o mês ideal para um turismo mais profundo e consciente: o Turismo de Base Comunitária (TBC).

Turismo de Base Comunitária é destaque em Caraguatatuba
Turismo de Base Comunitária é destaque em Caraguatatuba - Divulgação/Circuito Litoral Norte

O consórcio turístico sugere vivências autênticas nas vilas caiçaras e quilombos. Os visitantes podem conhecer a maricultura e a gastronomia da Praia da Cocanha (Caraguatatuba), a história de resistência no Quilombo da Fazenda (Ubatuba), ou a vida tradicional na Praia de Castelhanos (Ilhabela), acessível apenas por barco ou trilha. Em Bertioga, a Vila da Mata oferece experiências dentro de áreas de preservação, conectando o turista à essência da identidade local.

Enquanto em São Sebastião, a Rota do Sol tem um passeio guiado de caiaque ou stand up paddle que percorre aproximadamente 10 km pelas praias e costeiras da Costa Norte.

Natal (25 de dezembro, sexta): abertura do verão e celebração em família

Para encerrar o ano, o Natal marca a retomada triunfal da temporada de verão. A sugestão para esta data é aproveitar a infraestrutura completa que as cinco cidades oferecem para famílias, unindo o conforto da hotelaria regional às belezas naturais.

É o momento de celebrar com os pés na areia, desfrutar da gastronomia local farta em pescados e frutos do mar, e aproveitar os dias longos de sol nas praias mais famosas, como Riviera de São Lourenço, Martim de Sá, Curral, Boiçucanga e Praia Grande, que se preparam com serviços reforçados para receber os visitantes nas festas de fim de ano.