Halloween Horror Nights é experiência imperdível, e aterrorizante
Este ano são 48 noites selecionadas até 4 de novembro, um recorde; confira todos os detalhes
Pode parecer clichê, mas ir a uma edição do Halloween Horror Nights, no Universal Studios, em Orlando, na Flórida (EUA), é daqueles passeios que merecem ser feitos uma vez na vida. Não importa a sua idade, mesmo adulto.
Em sua 32ª edição, o HHN é uma das atrações temáticas sazonais mais aguardadas e celebradas pelo público. Este ano são 48 noites selecionadas até 4 de novembro, um recorde.
Halloween Horror Nights 2023 traz dez casas “mal-assombradas” e cinco “zonas de medo” (scary zones) com personagens icônicos tanto da TV e cinema, como “Stranger Things” e “O Exorcista”, quanto dos games, como o aclamado “The Last of Us”, além de contos originais estrelados por alguns dragões, cantores de blues e monstros macabros.
- Novo parque da Universal em Orlando já tem data de abertura
- Hopi Hari prorroga tradicional evento de Halloween até novembro
- Flórida em família: 10 passeios baratos para fazer
- Conheça o Typhoon Lagoon, parque aquático da Disney em Orlando
E antes que perguntem. Sim, os personagens são tão assustadores como “reais” por conta da caracterização.
O “HHN” também cresceu a ponto de não estar mais contido nos limites do Universal Studios. Da experiência fotográfica Chucky em Cabana Bay ao lounge “Revenge of the Dead Coconut Club” no CityWalk, você precisará de um fim de semana (e talvez mais) para realmente aproveitar tudo o que o Halloween Horror Nights tem a oferecer este ano.
O evento de apresentação exclusivo para jornalistas, influenciadores e convidados contou ainda com a participação de Neil Druckmann, chefe de criação da Naughty Dog, responsável pelo jogo “The Last of Us”.
Tive a oportunidade de participar da noite de abertura do Halloween Horror Nights no Universal Orlando Resort no começo do mês e conto como é a experiência.
Como é a experiência do Halloween Horror Nights
A expectativa do público com o Halloween Horror Nights é tamanha, que muitos vão a caráter (não é permitido entrar com máscaras ou fantasias, mas alguns dão o seu jeitinho) com camisas e adereços de seus personagens favoritos.
Este ano, as atrações mais disputadas do “HHN 32” são as casas de “Stranger Things” e “The Last of Us” (saiba mais aqui). Porém, outro destaque e foco principal é o Dr. Oddfellow, o infame mestre de cerimônias das crônicas de “Jack, o Palhaço”, e que é tema de uma casa e de uma das cinco “zonas de medo” originais.
No entanto, Dr. Oddfellow aparece em todas as zonas, pois pode se transformar em outras criaturas. Detalhe: fique atento à cicatriz em seu rosto. Ela é inconfundível e entrega o personagem.
O que me surpreendeu foi o uso de iconografia e recursos visuais com grande efeito em todo o circuito, que torna a experiência ainda mais real.
A densa fumaça que cobre as ruas do Universal Studios, principalmente onde ficam “zonas de medo” é um exemplo. Cada esquina escura esconde algo sinistro, e eu mal podia respirar enquanto explorava cada uma delas.
Em alguns momentos é quase impossível enxergar alguém a cinco metros de distância, mesmo cm grande fluxo de pessoas. É aí que surgem zumbis e personagens com motosserra assustadores.
Para recarregar as energias, aproveitei as deliciosas comidas e bebidas temáticas do evento. Os restaurantes e barracas são decorados com o tema de Halloween, e cada mordida era um alívio para os nervos tensos.
Há ainda shows durante os dias de evento e os aventureiros podem visitar a Tribute Store –loja com produtos exclusivos voltados ao mundo do terror.
As casas mal-assombradas
As casas mal-assombradas são as estrelas do Halloween Horror Nights. Ao todo são dez casas e os temas não se repetem entre uma edição e outra. Confira descrição aqui.
Numa única noite é quase impossível visitar todas as casas com ingresso normal. Sugiro que compre o “RIP Tour”, a versão de Halloween do VIP Experience que permite “furar a fila”. Outra dica é ir durante a semana, quando o parque tem público menor.
As maiores filas são das casas mais famosas como “Stranger Things” e “The Last of Us”. Mas não se iluda, todas têm uma filinha.
Porém, se você só tem uma noite priorize as casas a serem visitadas. Dá para conhecer cinco delas numa mesma visita. Além das de Stranger Things” e “The Last of Us”, recomendo “The Exorcist: Believer”, inspirada no novo filme da franquia, “Universal Monsters: Unmasked”, com os icônicos personagens de o “Fantasma da Ópera” e “Dr. Jekyll”, e o “Bloodmoon: Dark Offerings”.
Se der tempo, vale a pena incluir a “Chucky: Ultimate Kill Count”. É a primeira vez que o personagem ganha uma casa exclusiva. Ela é mais divertida do que assustadora, propriamente dita. Mas vale apena visitá-la.
Atrações ficam abertas durante a HHN
Para que quer se divertir entre uma atração e outra, algumas brinquedos do Universal Studios permanecem abertos durante o Halloween Horror Nights.
É possível ir na Rockit, “Transformers: The Ride-3D”, “Revenge of the Mummy—The Ride”, “The Simpsons Ride”.
Para os fãs do bruxinho, a área “The Wizarding World of Harry Potter” também fica aberta durante o “HHN”, incluindo as atrações “Harry Potter and The Escape from Gringotts”.
O HHN 2023 acontece no Universal Studios nas seguintes datas:
- Setembro: 23, 24, 27, 28, 29 e 30
- Outubro: 1, 4, 5, 6, 7, 8, 11, 12, 13, 14, 15, 18, 19, 20, 21, 22, 25, 26, 27, 28, 29 e 31
- Novembro: 1, 2, 3 e 4
O valor do ingresso normal custa a partir de US$79,99 + taxas por pessoa. Este valor é para dia de semana. Aos finais de semana é mais caro. O HHN ocorre das 19h a 2h.
Além do “RIP Tour”, há também o Early Access Ticket, que fornece entrada em casas mal-assombradas selecionadas antes da abertura programada do evento (a partir das 17h30, sujeito a alterações) e os populares Frequent Fear Pass e Ultimate Fear Pass.
Clique aqui para obter mais informações sobre cada tipo de ingresso.
Seguro viagem
Outra dica muito importante é contratar um seguro viagem antes de fazer as malas. A assistência sai mais barata do que você imagina e pode evitar uma grande dor de cabeça e desfalque no bolso.
No entanto, antes de contratar a assistência, que deve ser feito ainda no Brasil, é bom ficar atento as regras e aos tipos de cobertura do plano escolhido.
Além das despesas médicas e hospitalares já inclusas na assistência, o seguro viagem cobre cancelamento de voos, extravio de bagagem entre outros serviços.
Outro ponto importante é a duração da viagem. É ela que vai definir o preço do seguro viagem. Ao preencher os dados de sua viagem, insira a data de embarque (a de saída do Brasil) e não a data de chegada ao país de destino. O mesmo deve ser feito com a data de retorno.
Pois, se algo acontecer neste intervalo (saída do Brasil e chegada ao destino, você não estará coberto.
A Universal Assistance conta com uma das coberturas mais amplas do mercado, como teleassistência (atendimento 24hs por vídeo-chamada), assistência médica com sistema de autogestão no aplicativo e até acesso à sala Vip em caso de atraso do voo, por exemplo.
*O jornalista viajou a convite do Universal Orlando Resorts e segurado pela Universal Assistance