Havaí duas ilhas, dois opostos, duas paixões
O Havaí é um Estado americano, sim é meio confuso, mas é verdade. É necessário ressaltar isso pois quem já foi a Miami, Nova York ou Orlando vai achar que está em outro país. Outro detalhe é que sua formação é pra lá de inusitada, mais de 100 ilhas, de vários tamanhos, formam essa maravilha da natureza. Mas vamos falar sobre as duas mais famosas.
De Los Angeles, cerca de 6 horas, está localizada Oahu, cuja capital é Honolulu. Nesta ilha vivem cerca de um milhão de pessoas, é gente que não acaba mais, fora os milhões de turistas que visitam todo ano a ilha, a maioria, diga-se de passagem, orientais.
Honolulu é bem cosmopolita, tem de tudo, lojas, restaurantes, shoppings, mercados, farmácias e tudo mais que você pode imaginar e necessita para sua comodidade. Waikiki é uma das praias mais famosas e fica bem no meio da cidade, você está andando calmamente e, do nada, está vendo o mar. O por-do-sol é lindo (um dos últimos do planeta) e existem diversas atividades na praia para os turistas: danças, aulas de surf, stand up paddle, mergulhos entre outros.
As coisas têm um preço um pouco mais salgado que no restante dos Estados Unidos, a hospedagem, por exemplo, não dá pra escapar muito, se você quiser ficar em um hotel mediano, irá gastar por volta de US$ 450s (para um período de quatro dias) e sem café da manhã (mas você pode comprar tudo no mercado e economizar), além do que ficando perto da praia, você pode ir caminhando e economizar no estacionamento ou no táxi.
Algumas outras atrações são o Diamond Head que é um vulcão extinto e que pode ser visitado (a caminhada é dura, mas a vista vale a pena), além disso, você pode visitar e conhecer um pouco mais de história em Pearl Habor, que fez parte da segunda Guerra Mundial. Outro ponto interessante é a Dole Plantation, um complexo que gira em torno da plantação de abacaxi, vale a pena conferir e comer o sorvete que é delicioso.
Do outro lado da ilha, existe o chamado North Shore que é onde estão as praias mais isoladas, bonitas e aquelas onde acontecem os campeonatos de surf com destaque para Pipeline que é bem escondida (como na maioria das praias). Outras praias que merecem destaque pela beleza e tranquilidade (na areia, pois o mar é meio bravo) são Turtle Beach e Sunset Beach.
O caminho de volta para Honolulu é incrível, o visual é de tirar o fôlego e há vários pontos para tirar foto, este lado da ilha é pra quem quer relaxar e aproveitar a natureza com calma, pois logo depois você estará no agito de Honolulu.
Agora, realmente você vai achar que não está nos Estados Unidos, e sim em outro país quando for a Mauí, aliás você vai de cara entender a diferença para Oahu. Cerca de 35 minutos de avião e você está em outro mundo. A primeira diferença é que a ilha é bem maior de Oahu, mas o mais impressionante é a ocupação da ilha, que devido ao baixo número de habitantes, pouco mais de cem mil, dá a impressão de uma vastidão maior ainda. Tudo precisa ser feito de carro, e existem mais opções de hospedagem, como o Airbnb, sendo que quatro dias é equivalente a US$ 282, com a vantagem de poder cozinhar o que dá uma boa economizada, pois Mauí é mais cara ainda que Oahu e nessas horas vale a pena comer em casa. Aqui fica a famosa e de dificílimo acesso Jaws (que no dialeto local tem outro nome Peʻahi (assim como todas as praias que tem dois nomes).
Para chegar até Jaws você precisa entrar em uma estrada de chão nada amigável, rezar pra não ter chovido ou pra não chover e depois de uns 10 minutos no meio do nada ela aparece no horizonte com alguns surfistas corajosos que podem enfrentar ondas de até 40 metros. Encantadoras também são as várias praias de areia preta distribuídas pela ilha, sendo que Black Sand Beach é uma das praias mais bonitas e seu acesso se dá por uma das estradas consideradas mais bonitas no mundo a Hana Higway.
Mauí, ao contrário de Oahu tem pequenas cidades com pouco comércio, mas quem está a fim de lindas paisagens no meio do sossego, vai amar. Agito ou natureza em seu estado mais puro, Oahu ou Mauí? Na dúvida visite as duas!
Por Wanderluster