História da cidade de SP e sua gente: para ver mais do que atrações
Museu da Imigração e unidades do Sesc estão entre os passeios que mostram a história da cidade de SP, sua gente e seus bairros
Mais do que pelos pontos turísticos, conhecer a história da cidade de São Paulo por sua formação e sua gente. No mês em que a capital paulista faz aniversário, visitantes e moradores têm a oportunidade de conhecer mais sobre quem ajudou a moldar o perfil da maior metrópole do Brasil.
Na divisa entre os bairros da Moóca e do Brás, o Museu da Imigração (SP) explica a cidade a partir do desembarque de portugueses, italianos, japoneses e outros tantos estrangeiros que chegaram aos milhões a partir de 1887. Fotografias, documentos, objetos pessoais e um bom material digital compõem o acervo do museu, que funciona no antigo prédio da Hospedaria de Imigrantes, primeira casa também de brasileiros vindos de outros cantos do país, especialmente nordestinos.
Em 25 de janeiro, data da fundação da cidade e no dia seguinte (26), o Programa CCBB Educativo SP promove a atividade “Trocação de Histórias – Derivas da Memória”, visita mediada pelo centro histórico. Com duração de duas horas, o passeio percorre monumentos tombados, que recontam a transformação da pequena vila de jesuítas em uma das maiores cidades do mundo.
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
- Tottenham x Liverpool: Aposte na odd 5.00 para Salah marcar primeiro
- Você sabia que estes temperos podem reduzir o risco de Alzheimer e melhorar a sua memória?
O programa do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (CCBB-SP) faz parte do projeto Lugar de Criação. Nele, os educadores desenvolvem uma programação nos fins de semana e feriados para incentivar o público a conviver e a dialogar com a arte.
Passeios pelos bairros com o Sesc
As unidades do Sesc São Paulo também organizam passeios que mostram aspectos diferentes da capital. No aniversário da cidade, o Sesc Santana apresenta a história da moda em Tecidos e Imigrações (25 de janeiro, às 9 horas). Partindo da história de italianos, judeus, coreanos e bolivianos, o roteiro pelas ruas do bairro conta sobre as confecções do Bom Retiro e dessa indústria na capital. No Sesc Avenida Paulista, Diário de Caminhada: Passeio a Pé Lúdico (19 de janeiro e 2 de abril, às 11h30) mostra o ícone máximo paulistano.
Já o Sesc Consolação aborda aspectos da história da cidade em passeios como A São Paulo de Pagu (14 de março, às 9 horas), sobre a escritora e ativista política Patrícia Galvão, e Mulheres Negras: Outras Faces da Insurgência na Cidade (4 de abril, às 9 horas), sobre o protagonismo das mulheres negras na formação da capital.
A gente de São Paulo
Para conhecer a cidade por trás de alguns de seus cartões-postais, Retratos Urbanos é um documentário que revela a capital pela ótica de funcionários de pontos turísticos como o Museu de Arte de São Paulo (Masp), a Pinacoteca e o Estádio do Pacaembu. No Canal Futura, a série de 13 capítulos estreou em 7 de janeiro e continua sempre às terças, às 22h55. Produzidos pela Galeria Filmes a partir da ideia do fotógrafo Pablo de Sousa, os episódios de 5 minutos cada têm direção de Bruno Vergueiro.