Holanda celebra 125 anos do legado de Van Gogh

A Holanda lembra nesta quarta-feira o 125º aniversário da morte do mestre do pós-impressionismo Vincent Van Gogh (1853-1890). A data será comemorada com vários eventos culturais.

Os museus Van Gogh, em Amsterdã, e Kroller Muller, em Otterlo, também terão programação especial. Este último possui a segunda maior coleção privada do pintor holandês.

Visita ao túmulo de Van Gogh

Willem van Gogh e Machteld van Laer, descendentes do irmão de Van Gogh, Theo, e Axel Ruger, diretor do Museu Van Gogh, vão colocar girassóis e dálias amarelas sobre o túmulo do pintor, em Auvers-sur-Oise, na França.

Após a visita, será lançado o livro “The Vincent van Gogh Atlas”, publicação com amplo conjunto histórico de fotografias, desenhos, cartas, mapas detalhados e topografias do pintor.

O atlas relata a passagem dele por mais de 20 lugares na Holanda, Inglaterra, Bélgica e França. No livro é possível entender como era a sua vida naquela época, indo da tranquila Brabant, na Holanda, e das áreas rurais no sul da França, até grandes metrópoles como Londres e Paris. A diversidade de seu trabalho mostra como o artista capturou o mundo em torno dele por meio de centenas de pinturas e desenhos.

O atlas, escrito por Nienke Denekamp e René van Blerk, será lançando simultaneamente em três idiomas: holandês, francês e inglês.

Museum Square

Um enorme retrato do pintor composto por 50 mil dálias será montado por artistas voluntários e apresentado na Museum Square, em Amsterdã, ao lado do Museu Van Gogh.

A iniciativa é da Corso Zundert, empresa responsável pelo maior desfile de flores da Holanda. A companhia é de Zundert, no sul país, região onde Van Gogh passou sua infância e onde as dálias são cultivadas em campos próximo a casa dos pais do artista.

Museu Van Gogh

Na última semana, o Museu Van Gogh recebeu seu milionésimo visitante. Nos primeiros três meses de 2015, em comparação com o ano passado, a atração obteve um crescimento de 10%.

Entre os destaques da programação estão a abertura da nova entrada do museu, que será inaugurada dia 4 de setembro e a exposição “Munch: Van Gogh”, com início agendado para dia 25 de setembro.

Ao longo dos últimos anos, o Brasil tem conquistado uma posição no top 10 do ranking do Museu de Van Gogh. O país, atualmente, detém a oitava posição com 4% do montante total de visitantes, logo após Espanha e Alemanha;

A cada 10 brasileiros que vão a Amsterdã, sete visitam o museu.

Kröller Mülller

Localizado dentro do maior parque nacional da Holanda, o Hoge Veluwe, museu Kröller Mülller, em Otterlo, abriga a segunda maior coleção particular de Van Goghs do mundo (excluindo a coleção da própria família Van Gogh). Este ano, com o movimento “Van Gogh: 125 anos de inspiração”, o museu já recebeu cerca 190 mil visitantes.

Nesta quarta-feira, o museu vai exibir o filme “Vida e Morte de Van Gogh”, de Paul Cox. O museu espera receber cerca de 2 mil visitantes apenas neste dia 29. A obra “Terrace of a café at night” (Place du Forum) é a mais fotografada.

Vai para a Holanda? Compre ingressos para as atrações com um desconto especial em tickets.holland.com.