Hostel em SP celebra arte, diversidade e resistência

Mostra vai reunir mais de 30 artistas LGBTQIAPN+ de várias regiões do Brasil entre os dias 19 e 22 de junho

Conteúdo por Brasil Hostel News
16/06/2025 15:44

Um dos hostels mais tradicionais da capital paulista, que atualmente funciona como um hub cultural e artístico, o Hacker Hostel vai abrir suas portas para a primeira edição da Expo Queer 2025, que acontece de 19 a 22 de junho.

Durante o feriado em que a capital paulista recebe a maior parada LGBTQIAPN+ do mundo, a exposição promete sair do lugar comum e dar espaço a artistas com diferentes linguagens em um ambiente que escapa do circuito tradicional das artes.

Gratuito e aberto ao público, o evento é mais do que uma exposição: trata-se de um espaço pulsante onde arte, diálogo e ativismo se entrelaçam.

Sob curadoria do multiartista Yohan Astra, foram selecionados 30 nomes que transitam por expressões como graffiti, poesia visual, arte digital, escultura, tatuagem e performance — linguagens que refletem a diversidade e a complexidade das vivências queer.

Entre os artistas confirmados estão Kuêio, grafiteiro paulistano e homem trans que retrata a cultura periférica; daSilva, cria da Zona Leste de São Paulo que investiga espiritualidade, ancestralidade e cultura popular por meio de técnicas mistas; Wasabi, tatuadora e quadrinista que se identifica como “uma artista sapatão nipo-brasileira”.

O público também poderá conferir a arte de outros nomes como Mariê Balbinot, muralista com atuação internacional; Auá Mendes, artista indígena do povo Mura; Pedro Leobons, que trabalha com máscaras e corpos híbridos; Gio Carvalho, que investiga espiritualidade e identidade transmasculina; e Daniel Cruz, de Osasco, que une imagem e poesia em seus trabalhos.

Expo Queer no Hacker Hostel

Mais do que uma exposição, a Expo Queer se propõe a ser um território de encontros e trocas, onde narrativas marginalizadas ganham espaço e voz, e onde artistas conquistam não só visibilidade, mas também autonomia econômica”, afirma Yohan.
Além das obras — todas à venda — o evento contará, nos dias 20 e 21, com discotecagem de João Xavier, que assume as pickups com sets recheados de pop, funk e brasilidades, das 18h às 22h.

A mostra também se engaja socialmente ao funcionar como ponto de coleta de alimentos não perecíveis e kits de higiene, que serão destinados à Casa 1, referência no acolhimento de pessoas LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade.

Realizada pela BBA (Branding.Business.Art.) e Beco Street Art, com apoio da Nou Colors, da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo e do Bordão Karaokê, a Expo Queer nasce em São Paulo com planos de circular por outras capitais ao longo do ano, ampliando sua rede e impacto.

Expo Queer 2025
Local: Hacker Hostel – Rua do Paraíso, 769 – Paraíso, São Paulo (SP)
Data: 19 a 22 de junho, das 13h às 22h
Programação musical: dias 20 e 21, das 18h às 22h
Entrada: gratuita
Ponto de coleta: alimentos não perecíveis e kits de higiene (doações destinadas à Casa 1)