Hostel em SP celebra arte, diversidade e resistência
Mostra vai reunir mais de 30 artistas LGBTQIAPN+ de várias regiões do Brasil entre os dias 19 e 22 de junho
Um dos hostels mais tradicionais da capital paulista, que atualmente funciona como um hub cultural e artístico, o Hacker Hostel vai abrir suas portas para a primeira edição da Expo Queer 2025, que acontece de 19 a 22 de junho.
Durante o feriado em que a capital paulista recebe a maior parada LGBTQIAPN+ do mundo, a exposição promete sair do lugar comum e dar espaço a artistas com diferentes linguagens em um ambiente que escapa do circuito tradicional das artes.
Sob curadoria do multiartista Yohan Astra, foram selecionados 30 nomes que transitam por expressões como graffiti, poesia visual, arte digital, escultura, tatuagem e performance — linguagens que refletem a diversidade e a complexidade das vivências queer.
Entre os artistas confirmados estão Kuêio, grafiteiro paulistano e homem trans que retrata a cultura periférica; daSilva, cria da Zona Leste de São Paulo que investiga espiritualidade, ancestralidade e cultura popular por meio de técnicas mistas; Wasabi, tatuadora e quadrinista que se identifica como “uma artista sapatão nipo-brasileira”.
O público também poderá conferir a arte de outros nomes como Mariê Balbinot, muralista com atuação internacional; Auá Mendes, artista indígena do povo Mura; Pedro Leobons, que trabalha com máscaras e corpos híbridos; Gio Carvalho, que investiga espiritualidade e identidade transmasculina; e Daniel Cruz, de Osasco, que une imagem e poesia em seus trabalhos.
Expo Queer no Hacker Hostel
Mais do que uma exposição, a Expo Queer se propõe a ser um território de encontros e trocas, onde narrativas marginalizadas ganham espaço e voz, e onde artistas conquistam não só visibilidade, mas também autonomia econômica”, afirma Yohan.
Além das obras — todas à venda — o evento contará, nos dias 20 e 21, com discotecagem de João Xavier, que assume as pickups com sets recheados de pop, funk e brasilidades, das 18h às 22h.

A mostra também se engaja socialmente ao funcionar como ponto de coleta de alimentos não perecíveis e kits de higiene, que serão destinados à Casa 1, referência no acolhimento de pessoas LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade.
Realizada pela BBA (Branding.Business.Art.) e Beco Street Art, com apoio da Nou Colors, da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo e do Bordão Karaokê, a Expo Queer nasce em São Paulo com planos de circular por outras capitais ao longo do ano, ampliando sua rede e impacto.
Expo Queer 2025
Local: Hacker Hostel – Rua do Paraíso, 769 – Paraíso, São Paulo (SP)
Data: 19 a 22 de junho, das 13h às 22h
Programação musical: dias 20 e 21, das 18h às 22h
Entrada: gratuita
Ponto de coleta: alimentos não perecíveis e kits de higiene (doações destinadas à Casa 1)