Hostels de todo o Brasil se unem e oferecem desconto a jovens viajantes
Campanha reúne mais de 110 hostels e celebra os 10 anos do programa que ajuda a democratizar o acesso a viagens no país
Viajar pelo Brasil com orçamento enxuto e espírito aventureiro está mais fácil. Para marcar os 10 anos da ID Jovem —programa que já conta com 1,4 milhão de usuários ativos— mais de 110 hostels se uniram em uma ação nacional que celebra a mobilidade e o acesso à hospedagem: a campanha “ID Jovem na mão, mochila nas costas”.
A iniciativa é promovida pela plataforma HostelVerse, idealizada pelo jornalista Diego Bonel, especialista em cultura hosteleira. O objetivo é incentivar o turismo jovem e valorizar um modelo de hospedagem centrado em experiências, trocas culturais e convivência coletiva.

A campanha reforça o papel dos hostels como espaços acessíveis e conectados com a juventude, promovendo viagens que vão além do destino —e que priorizam histórias compartilhadas, autonomia e pertencimento. “A gente precisa mostrar aos viajantes brasileiros a quantidade de experiências de altíssima qualidade que podem viver por aqui mesmo. É uma forma de mostrar aos nossos jovens o que os estrangeiros já descobriram: ficar em hostel no Brasil é uma das melhores experiências que um viajante pode ter”, afirma Bonel.
Hostels para todos os gostos e estilos de viajantes
Já são mais de 110 hostels, em todas as regiões do país, que aderiram à campanha para incentivar jovens a vivenciarem esse modelo de hospedagem. Há opções para quem curte um ambiente mais festivo —os chamados party hostels— e também para quem prefere lugares mais tranquilos, com clima “de casinha de vó”. Dá para escolher tanto as grandes capitais quanto destinos mais afastados, nada óbvios e fora do circuito tradicional do turismo.
A região Sudeste lidera, com 49 hostels na campanha; em seguida vêm os destinos do Nordeste, com 28 opções de hospedagem; no Sul, mochileiros e mochileiras poderão escolher entre 24 hostels; no Norte, são 10 opções; e, no Centro-Oeste, três hostels.
A lista dos hostels participantes pode ser acessada pelo mapa personalizado criado especialmente para a ação. Os hostels estão divididos por região do país e, no card de cada um, há a descrição do hostel e os contatos para reserva direta.
Como funciona a promoção
Para ter acesso ao desconto nos hostels participantes, é simples: é só acessar o mapa da campanha, escolher o hostel e entrar em contato pelos canais disponibilizados.
No momento da reserva, o viajante precisa informar que possui ID Jovem e verificar a disponibilidade. Cada hostel elencou datas em que o desconto não será válido; por isso, é importante consultar o mapa. No check-in, é preciso apresentar a ID Jovem e um documento com foto. A recepção fará a conferência e aplicará o desconto de 10% conforme as condições do estabelecimento.
O desconto não é cumulativo com outras promoções; é válido apenas em reservas diretas nos canais dos hostels; e sujeito à disponibilidade e às datas de exceção definidas por cada participante.