Hotel baiano é o único brasileiro em ranking da Condé Nast
baiano, localizado em Trancoso, volta a figurar na prestigiada lista da principal revista de turismo do mundo,
O exclusivíssimo Uxua Casa Hotel & Spa, em Trancoso, distrito de Porto Seguro, no sul da Bahia, é o único empreendimento brasileiro a integrar a Gold List 2026 da Condé Nast Traveler, revista britânica especializada em viagens de luxo.
A lista reúne 73 hotéis, resorts e cruzeiros considerados os melhores do mundo para se hospedar em 2026. O refúgio baiano também é o único representante do Brasil entre apenas seis empreendimentos da América Central e do Sul incluídos na seleção global, que avalia excelência em serviço, design, sustentabilidade e experiência do hóspede.

A distinção confirma uma trajetória de reconhecimento internacional do empreendimento baiano. Em outubro, o UXUA foi eleito pelos leitores da revista Condé Nast Traveler como o melhor resort da América do Sul pelo sétimo ano consecutivo e o terceiro melhor do mundo.
O resultado consolida o hotel entre os principais ícones globais do turismo de alto padrão com foco em sustentabilidade. Desde sua inauguração, há 16 anos, o empreendimento já acumula 50 prêmios internacionais.
Design, sustentabilidade e autenticidade baiana
Idealizado em 2009 pelo designer holandês Wilbert Das, ex-diretor criativo da marca italiana Diesel, e pelo ativista Robert Shevlin, o Uxua nasceu da paixão por Trancoso e pela cultura local.

O projeto começou com a restauração de casas centenárias no Quadrado Histórico, em colaboração com artesãos e carpinteiros da região, utilizando técnicas tradicionais e materiais reaproveitados.
Atualemnte, o Uxua reúne 19 casas exclusivas —16 no Quadrado e 3 na praia de Itapororoca— integrando arquitetura original, trabalho artesanal, sustentabilidade e conforto contemporâneo.
O complexo inclui jardim privativo de 9 mil m², piscina natural de quartzo aventurino, o inovador Vida Lab and Spa, aclamados restaurantes no Quadrado e no Uxua Praia Bar, e a Uxua Roça, fazenda orgânica que abastece o hotel.

Segundo a Condé Nast Traveler, “Uxua é ao mesmo tempo um hino a hospedagens mágicas e uma comunidade artesanal inclusiva que valoriza o trabalho de artesãos pataxó e afro-brasileiros. Dezesseis anos depois, Das e Shevlin continuam buscando a utopia com sua filosofia voltada para o planeta e para as pessoas”.
Turismo regenerativo
Mais que um empreendimento de luxo, o Uxua é um exemplo de turismo regenerativo, que busca restaurar e preservar o meio ambiente e o legado cultural local.

Com mais de 100 colaboradores, a maioria nascida em Trancoso, o hotel reflete a hospitalidade baiana como parte essencial da experiência.
Para Robert Shevlin, cofundador do projeto, o novo reconhecimento reafirma o impacto do conceito do Uxua . “Este prêmio é uma validação de que viajantes e especialistas valorizam autenticidade, design e sustentabilidade —exatamente os pilares que nós e nossos parceiros locais buscamos promover em Trancoso, como exemplo de turismo responsável para o Brasil”.
“Sempre colocamos nossos valores em primeiro lugar, em ações reais. Acreditamos que a viagem deve beneficiar tanto o viajante quanto o destino. O verdadeiro luxo está em criar harmonia entre as pessoas, a cultura e o meio ambiente”, completa Wilbert Das.