Hotel na Patagônia recicla plástico e transforma em mochila para hóspedes

Inicitiava retirou15 mil m² de tecido plástico de circulação, evitando que acabem em aterros sanitários

26/11/2024 14:45

O policloreto de vini (PVC) é um material amplamente utilizado na publicidade. Todos os meses, quase 300 mil m² desse plástico são produzidos para campanhas que duram apenas três meses. Segundo estimativas, cerca de 90% desses banners acabam em aterros sanitários, o que é uma preocupação a longo prazo, pois esses termoplásticos podem levar até 500 anos para se degradar.

Diante desse desafio, o Las Torres Patagônia, localizado dentro do Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia chilena, viu uma oportunidade para reaproveitar esse desperdício. Em colaboração com a empresa MKT Green, mochilas impermeáveis foram desenvolvidas para os hóspedes do programa All-Inclusive do Hotel Las Torres.

Hotel na Patagônia recicla plástico e transforma em mochila para hóspedes
Hotel na Patagônia recicla plástico e transforma em mochila para hóspedes - Divulgação

“Com esses produtos que projetamos, não estamos apenas reduzindo o desperdício em nível nacional, mas também dando um passo concreto na gestão de reciclagem, evitando que plásticos acabem em aterros sanitários em todo o Chile”, disse Juan López, Gerente Comercial do Las Torres Patagônia. 

“Esperamos que todos os nossos hóspedes desta temporada aproveitem essas mochilas e levem para casa um produto reciclado de alta qualidade”, completa. 

Interior de um dos quartos do Hotel Las Torres
Interior de um dos quartos do Hotel Las Torres - Divulgação

As mochilas de plástico reciclável

Segundo o diretor comercial da MKT Green, Patricio Rivas, “com o Las Torres Patagonia, surgiu o cenário ideal, onde temos um cliente com uma visão sustentável, que não gera resíduos plásticos, mas quer reutilizar os resíduos que coletamos”.

As mochilas oferecidas aos hóspedes do hotel Las Torres Patagônia
As mochilas oferecidas aos hóspedes do hotel Las Torres Patagônia - Divulgação

Rivas observou que a MKT Green produz entre 5.000 e 7.000 unidades de mercadorias feitas de plástico reciclado anualmente. O Las Torres Patagonia encomendou a produção de 6.000 mochilas para que os hóspedes possam utilizar algo prático, sustentável e que não seja um simples souvenir de estante após a viagem pela Patagônia chilena.

Este projeto retira com sucesso 15 mil m² de tecido plástico de circulação, evitando que acabem em aterros sanitários. 

As mochilas de 20 litros são impermeáveis e ideais para o clima da Patagônia. Em sua composição, 95% dos materiais são de plástico reciclado, sendo apenas 5% compostos por zíperes, fechos e presilhas para garantir durabilidade duradoura.