Huilo Huilo, no Chile, é destino para quem gosta de aventura

O Chile vem se tornando um dos principais destinos da América do Sul. Recentemente o país foi eleito o melhor destino de aventuras do continente no prestigiado World Travel Awards, o Oscar do turismo.

O país reúne paisagens que vão desde a gelada Cordilheira dos Andes até o deserto mais árido do planeta –o Atacama– passando pela beleza estonteante da Patagônia, além das estações de esqui, gastronomia e ótimos vinhos.

Mas se você quer fugir dos passeios tradicionais e conhecer um local diferenciado, a reserva biológica Huilo Huilo, região de Los Ríos, no sul do país, é o destino ideal.

Reserva Biológica Huilo Huilo oferece uma série de atividades para quem gosta de aventura

No coração da selva patagônica, próximo aos vulcões El Mocho e Choshuenco, Huilo Huilo abriga uma área de cerca de 100 mil hectares de bosque com vasta diversidade de fauna, flora, cachoeiras e o lago Panguipulli.

Mas é no quesito hospedagem que a reserva biológica Huilo Huilo se destaca. Todos os edifícios do complexo são feitos com madeira de reflorestamento e foram projetados para se integrar à natureza.

Um deles é o Montaña Mágica Lodge, considerado o mais mágico do mundo  pelo jornal britânico “Daily Mail”.

Construído em formato de vulcão, o hotel parece mesmo ter saído de um conto de fadas ou de cenários de filmes como “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” ou “Narnia”.

O hotel Montaña Mágica Lodge, na reserva biológica de Huilo Huilo, na Patagônia Chilena

Distribuído em cinco andares, com nove apartamentos, as paredes externas do Montaña Mágica são cobertas por pedras vulcânicas e vegetação e, por dentro, ele é basicamente feito de madeira de reflorestamento.  São dois tipos de acomodações: standard, com 10 m², e superior, um pouco maior, com 15 m² e com banheira no quarto.

Os hóspedes do Montaña Mágica também têm acesso ao Lawenko Spa, todo construído em madeiras nobres e pedras da região. O Lawenko oferece tratamentos como reflexologia, reiki, massagens com pedras quentes, tratamentos de hidroterapia, com opções de banhos a base de leite, mel e arroz, laranja e ervas naturais, e muitos outros.

Huilo Huilo também tem outras opções de hotéis e acomodações, que vão do luxo ao camping e hostel, atendendo bem todo perfil de visitante, do mochileiro até quem procura por mais comodidade e conforto, como Nothofagus, Reino Fungi e o Nawelpi Lodge.

A reserva também oferece uma série de atividades, especialmente no inverno –entre julho e setembro–, quando fica aberto o Bosque Nevado, o centro de neve de Huilo Huilo. Entre as atrações estão esqui, randonée (caminhada que permite descobrir as belezas de inverno da reserva), snowboard, tubbing (um “tobogã de neve” de 250 metros) e percursos feitos em motos de neve.

Também é possível subir no vulcão Mocho-Choshuenco, que fica dentro da reserva. Um dos passeios mais indicados é andar com raquetes de neve na montanha do vulcão.

Durante o mês de agosto a reserva biológica Huilo Huilo oferece um desconto de 30% para os brasileiros que adquirirem o pacote “Imensidão”, no sistema all inclusive e válido para duas ou mais noites.

O Bosque Nevado é o Centro de Neve de Huilo Huilo e tem muitas atrações aliadas às mais belas paisagens da reserva

Como chegar

O acesso mais fácil é pelo aeroporto de Temuco, que possui uma média de cinco voos diários partindo de Santiago. A partir daí, o trajeto até a reserva pode ser feito por transfer terrestre em um percurso que dura cerca de 3 horas (190 Km).

Saiba mais em www.huilohuilo.com.