Descubra Icapuí, a cidade onde o sol nasce primeiro
Você não vai querer ir embora tão cedo deste paraíso cearense
Já ouviu falar de Icapuí? Não! Este paraíso localizado no litoral leste cearense fica a 201 km da capital Fortaleza e faz divisa com o Rio Grande do Norte.
O destino é o lugar ideal para quem busca descanso e tranquilidade, contato direto com a natureza e inclusive com algumas espécies raras, além de ser um dos destinos preferidos dos apaixonados por esportes aquáticos.
- Saiba como resgatar a skin grátis de Snoop Dogg para o Natal do Fortnite
- Entenda relação entre o alho e a prevenção do câncer de intestino
- 4 motivos para colocar Arraial do Cabo na sua lista de viagem de verão
- Cristo Redentor ganha trilha com mirante 360º do Rio
No Ceará, o sol nasce primeiro aqui, e as possibilidades do que se fazer por lá são múltiplas, atendendo o interesse de uma diversidade de público e fazendo de Icapuí um destino imperdível.
Historicamente com a passagem dos tropeiros no período das charqueadas se deu origem às casas alpendradas, existentes até os dias atuais e dão formas a cidade.
Os vestígios coloniais em sítios arqueológicos que imprimem o passado e história do lugar, detalham a origem das comunidades indígenas, e nos levam à época dos descobrimentos, quando o espanhol Vicente Pinzón, em fevereiro de 1500, aportou na praia de Ponta Grossa, em Icapuí, três meses antes de Cabral chegar à Bahia.
Icapuí e suas praias quase desertas
São 65 km de costa litorânea e um total de 16 praias oficiais em Icapuí e algumas bem tranquilas como a Praia de Ponta Grossa, Praia da Redonda, Praia de Peroba, Praia de Picos e Praia de Requenguela. Ou a adrenalina da Praia de Tremembé, que oferece uma estrutura completa para quem quer viver momentos de muita diversão como a prática de esportes aquáticos como kitesurf.
A terra da lagosta não recebe essa identificação por menos, pois é um dos maiores produtores do crustáceo no Ceará e no Brasil.
A culinária local é fortemente conhecida pelos pratos com frutos do mar como mariscos, camarão e peixes, e tem como o grande destaque os pratos à base de lagosta fresca. Além de comida saborosa, Icapuí é terra de gente hospitaleira que te abraça com um sorriso acolhedor e as suas histórias de vida inspiradoras; são pescadores, marisqueiras, labirinteiras, gente que ama o que faz e te leva a uma viagem de muitos descobrimentos.
Em Icapuí o turismo é extremamente ligado a preservação do meio ambiente, com três áreas de proteção ambiental e uma abundante biodiversidade, o ecoturismo e atividades como trilhas em mangues e dunas e os passeios de barcos são os destaques.
Nas trilhas pode-se fazer a contemplação das aves, birdwatching, em especial a do manguezal da Barra Grande, que é o local de parada de aves de rota migratória, essas que vem do Ártico descansar e se alimentar no Banco dos Cajuais.
Já nos passeios de barco, através dos mergulhos pode-se observar a vida marítima dos peixinhos, e também observar de cima da embarcação os peixes-boi, animal raro e em extinção presente nos mares de Icapuí.
O grande diferencial de Icapuí, dentre todas as questões já citadas, é o turismo de experiência, aqui o turista e visitante pode vivenciar a cidade de forma integral, existe uma possibilidade de interação real com o lugar, visitando não somente pontos turísticos, mas possibilitando a viver a realidade local de forma mais aprofundada.
Icapuí também está presente no Mapa Brasileiro de Turismo Responsável, por ter boas práticas de turismo de base comunitária (TBC) como as experiências da Rede Tucum nas Comunidades de Tremembé, Córrego do Sal, Requenguela, Barrinha e Ponta Grossa.
Outra curiosidade é que a palavra Icapuí vem do tupi e significa “coisa ligeira” ou, “canoa veloz” como dizemos. Mas, quando estiver por aqui, não se apresse, pois aqui o tempo passa devagarinho e cada pôr do sol é inesquecível e revigorante.