Icônico hotel Maksoud Plaza fecha as portas em São Paulo

Inaugurado em 1979, o hotel foi o primeiro hotel cinco estrelas da capital paulista

07/12/2021 21:30 / Atualizado em 09/12/2021 21:27

Ícone na hospedagem cinco estrelas no Brasil, o hotel Maksoud Plaza fechou às portas nesta terça-feira, 7, após 42 anos de atividade.

Conhecido por sua fachada colorida ]e elevadores panorâmicos, o emblemático hotel na rua São Carlos do Pinhal, na região da avenida Paulista, enfrentava grave crise financeira há mais de uma década.

Inaugurado em 1979, o Maksoud Plaza foi o primeiro hotel cinco estrelas de São Paulo
Inaugurado em 1979, o Maksoud Plaza foi o primeiro hotel cinco estrelas de São Paulo - Reprodução/Instagram

O fim melancólico foi anunciado nas redes sociais pela HM Hotéis, administradora do hotel, que atribui o fechamento a “pandemia” e ao “plano de reestruturação do Grupo Hidroservice, controladora do grupo.

A HM Hotéis afirma que os hospedes que têm reservas pagas para os próximos meses serão “imediatamente reembolsados”.

A nota diz ainda que a “HM Hotéis prosseguirá no segmento de hospitalidade utilizando a marca Maksoud Plaza” e que em “breve a empresa anunciará novidades sobre esses projetos”.

Interior do Maksoud Plaza, um ícone na hoteçaria cinco estrelas no Brasil
Interior do Maksoud Plaza, um ícone na hoteçaria cinco estrelas no Brasil - Reprodução/Instagram

Ao longo dos 42 anos de atividade, o Maksoud Plaza recebeu mais de mais de 3 milhões de hóspedes em seus 416 quartos.

Primeiro hotel 5 estrelas de SP

Inaugurado em 1979, o Maksoud Plaza foi o primeiro hotel cinco estrelas de São Paulo. O edifício foi um marco arquitetônico no setor hoteleiro no Brasil, introduzindo inovações como os primeiros atrium lobby e elevadores panorâmicos do país.

O auge do Maksoud Plaza foi nos anos 1980 e 1990. O hotel recebeu celebridades nacionais e internacionais, como Frank Sinatra, que se apresentou  no Salão Nobre do hotel, em 1981 .

Suíte duplex do Maksoud Plaza, o primeiro hotel cinco estrelas de São Paulo
Suíte duplex do Maksoud Plaza, o primeiro hotel cinco estrelas de São Paulo - Reprodução/Instagram

O hotel também hospedou os príncipes Rainier e Albert, de Mônaco, a primeira-ministra do Reino Unido, Margareth Thatcher, os Rolling Stones, Ray Charles, a atriz francesa Catherine Deneuve e o diretor espanhol Pedro Almodóvar, entre tantos outros.

O 150 Night Club, instalado no hotel, foi uma das casas de espetáculos mais disputadas do Brasil. Por lá apresentaram-se Tom Jobim, Julio Iglesias, Bobby Short, Alberta Hunter, Etta James, Billy Eckstine, Buddy Guy e Dorival Caymmi.

Piscina do hotel Maksoud Plaza , que fechou às portas
Piscina do hotel Maksoud Plaza , que fechou às portas - Reprodução/Instagram

Em 2015, o Frank Bar foi inaugurado e logo entrou na lista dos melhores bares do mundo, segundo a World’s 50 Best Bars.

Destino incerto

Em 2011, os empresários Fernando e Jussara Simões, sócios da empresa de logística JSL, arremataram o prédio em que estava instalado o hotel Maksoud Plaza por cerca de R$ 70 milhões em um leilão judicial para quitar dívidas trabalhistas. Entretanto, os controladores do Maksoud questionaram o leilão no TST, que confirmou a validade da arrematação judicial.

Em nota, Fernando e Jussara Simões afirma que a “arrematação se restringe ao imóvel, não envolvendo, portanto, nenhuma das atividades antes exercidas no local, cuja cessação definitiva foi anunciada publicamente, no dia de hoje (07/12/2021), conforme noticiado pela imprensa.”

.Ainda não se sabe o destino que os novos donos darão ao prédio, apesar de afirmarem que será utilizado ainda na área de hospitalidade.