Ilha Comprida tem 74 km de praias sem poluição e dunas
Cidade paulista é considerada uma Reserva da Biosfera do Planeta pela Unesco
A estância balneária de Ilha Comprida, no litoral sul paulista, reserva inúmeros atrativos naturais e 74 km de praias tranquilas e sem poluição.
Localizada na divisa com o Paraná, a 213 km da capital, Ilha Comprida impressiona pela diversidade de seus atrativos naturais e culturais e tem todo o seu território declarado como Área de Proteção Ambiental.
O município também é considerado uma Reserva da Biosfera do Planeta pela Unesco.
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
- Vai para Miami? Inclua um cruzeiro pelo Caribe
- 5 praias paradisíacas e baratas no Brasil para curtir o verão gastando pouco
No começo do ano passado, Ilha Comprida proibiu som alto nas praias e baniu as barracas na faixa de areia.
As praias de Ilha Comprida
Não há problemas de espaço nas praias da Ilha Comprida. Nem de poluição. O município conta com 74 km de praias consideradas pela Cetesb como “sistematicamente boas”, o mais alto grau de qualidade durante o ano inteiro.
Mas não é só isso. As praias da ilha atendem a todos os gostos. Tem as desertas, distantes dos centros comerciais, para quem gosta de tranquilidade. E tem as badaladas –localizadas no Boqueirão Norte e proximidades– onde estão os quiosques na orla, com intenso movimento.
A maioria das praias da Ilha é ideal para famílias com crianças pequenas. Porém, evite a Ponta da Praia, onde o mar se encontra com o “mar pequeno”, pois lá a correnteza é mais forte.
A cidade também oferece praias com dunas preservadas e areia branquinha.
Observação de pássaros
Ilha Comprida é considerado paraíso para observação de pássaros. Um dos destaques é avistar os belos guarás vermelhos que ocupam toda a extensão do estuário lagunar Cananéia-Iguape-Ilha Comprida.
Todo ano, a partir de setembro, milhares de guarás vermelhos se reúnem na ponta norte da Ilha Comprida para se reproduzirem. Melhor observação entre meses de setembro e fevereiro. Além dos guarás, também podem ser avistados socós, garças azuis, garças brancas pequenas e garças brancas grandes.
Trata-se de um espetáculo natural, de rara beleza. A visitação é monitorada.
Como chegar
Da capital paulista, o acesso é pela via Regis Bittencourt (BR-116). São cerca de 214 km, dando em média 3 horas de viagem.
O acesso à Ilha Comprida é através da ponte Laércio Ribeira, passando pela cidade de Iguape, cidade histórica com patrimônio tombado.