CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Ilha de Alcatrazes, no litoral de SP, é aberta ao turismo náutico

O desembarque em terra e acesso com lanchas particulares seguem proibidos

Por: Redação

O arquipélago de Alcatrazes, localizado a 45 km da costa de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, foi aberto ao turismo náutico no último dia 16 de dezembro.

O passeio, no entanto, só pode ser feito por empresas autorizadas pelo ICMBio (conforme lista abaixo), de quarta a domingo, das 8h às 16h.

Vista aérea do Arquipélago de Alcatrazes

O desembarque em terra continua proibido por questões de segurança e preservação ambiental. Barcos particulares continuam proibidos de parar no local.

É permitido fazer mergulho autônomo e livre ou visita embarcada com mergulho de flutuação e observação de fauna marinhas (aves, peixes, mamíferos e tartarugas).

arquipélago de Alcatrazes
Crédito: Mauricio Simonetti/DivulgaçãoFragatas sobrevoam o arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião, no litoral norte de SP

O ICMBio não cobra taxa de ingresso no Refúgio de Alcatrazes. Os valores cobrados ao visitante são valores de operação das empresas cadastradas.

Durante a cerimônia que marcou a abertura de Alcatrazes para o turismo marítimo, a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) fez um repasse de cerca de R$ 26 mil do seu fundo de sustentabilidade para a gestão e apoio às atividades ambientais no parque marítimo.

Arquipélago de Alcatrazes
Crédito: Mauricio Simonetti/DivulgaçãoTurista se prepara para mergulhar nos arredores do arquipélago de Alcatrazes

Diversidade e beleza

Apesar de ter sido local de exercícios de tiros da Marinha  por décadas, o arquipélago de Alcatrazes abriga uns dos maiores ninhais do país, com nidificação de fragatas, atobás e gaivotões. Lá, já foram registradas 91 espécies de aves, das quais 12 são consideradas ameaçadas de extinção.

A vegetação é caracterizada por áreas de mata atlântica e campos rupestres. O local é também o principal local de abrigo, alimentação e descanso de tartarugas marinhas da costa paulista. Em suas águas também são encontradas cerca de 260 espécies de peixes. Há, também, a presença marcante de baleias e golfinhos.

Além de exuberante beleza e expressiva biodiversidade, o arquipélago dos Alcatrazes faz parte do patrimônio arqueológico, histórico e cultural da região, e foi citado nos relatos históricos logo após a colonização do Brasil.

Arquipélago de Alcatrazes
Alcatrazes é a maior unidade de conservação marinha de proteção integral da plataforma continental brasileira das regiões Sul e SudesteMauricio Simonetti/Divulgação
Arquipélago de Alcatrazes
O visitante poderá fazer mergulho autônomo e livre ou visita embarcada com mergulho de flutuação e observação de fauna marinhasMauricio Simonetti/Divulgação
Arquipélago de Alcatrazes
No arquipélago foram registradas 100 espécies de aves, dentre visitantes e residentesMauricio Simonetti/Divulgação
Arquipélago de Alcatrazes
Fragatas sobrevoam o arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião, no litoral norte de SPMauricio Simonetti/Divulgação

No local, foram encontradas cerâmicas que indicam o uso da ilha pelos povos que viviam na região antes do descobrimento do Brasil. O paredão granítico de 316 metros de altura no meio do oceano impressiona os navegantes por sua beleza e suas águas com boa visibilidade, e a grande quantidade de vida marinha faz um convite ao mergulho contemplativo.

Mesmo quando for aberto para visitação, o arquipélago não deixará de ser preservado, pois o plano de manejo de Alcatrazes cria regras de funcionamento para garantir que as atividades ocorram com o mínimo de impacto aos ambientes naturais.

Arquipélago de Alcatrazes
Crédito: Carlos Alberto Coutinho/ICMBioNo arquipélago foram registradas 100 espécies de aves, dentre visitantes e residentes

A pesca e qualquer tipo de degradação ambiental são proibidas na área do refúgio. Já as atividades turísticas, como mergulho e passeios, serão permitidas apenas de dentro das embarcações em áreas definidas pelo ICMBio. As empresas interessadas em fornecer os serviços precisarão atender aos critérios e fazer um cadastro que será analisado pelo instituto.

Com informações do ICMBio

1
Coronavírus: dicas valiosas para você que tem viagens marcadas no meio da pandemia
Fronteiras fechadas, vôos suspensos e reservas canceladas. Se você tinha viagem marcada e precisou mudar os planos por causa do …
2
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
3
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
4
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
5
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
6
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
7
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
8
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …