Interior de SP ganha área para escalada na Mata Atlântica
Foram abertos cinco pontos de escalada em rocha no Morro de Araiçoaba, a 120 km da capital paulista
Os praticantes de escalada ganharam um espaço para a prática do esporte em plena Mata Atlântica.
Foram inaugurados cinco pontos de escalada em rocha no Morro de Araiçoaba, na Floresta Nacional de Ipanema (Flona), na Região Metropolitana de Sorocaba (SP).
A nova área fica a apenas 120 km da capital paulista e é uma parceria da Fundação SOS Mata Atlântica com a empresa Repsol Sinopec Brasil.
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- 3 lugares que fogem do óbvio para você curtir o verão no Brasil
- Conheça Torrinha, um paraíso cercado por cachoeiras e cavernas em SP
- Descubra 4 lugares tranquilos para passear na Bahia
“Para os praticantes de escaladas, será um dos pontos mais próximos da capital paulista”, diz Erika Guimarães, bióloga e especialista em áreas protegidas da Fundação SOS Mata Atlântica.
Este projeto foi iniciado em fevereiro do ano passado, como parte de uma ação do Instituto Manacá e apoio do CMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), responsável pela gestão da Flona. Os acessos aos setores de escalada se dão por trilhas com estruturação fina, minimizando possíveis impactos em sua utilização. Todas as trilhas estão sinalizadas, indicando o caminho entre os setores.
Para a definição dos pontos de escalada, foi feito o monitoramento do urubu-rei, espécie localizada na região, buscando os possíveis locais de nidificação da ave no Morro Araçoiaba para exclusão destas áreas.
O Centro de Visitantes da Flona de Ipanema abre de terça a domingo, das 8h às 17h. O ingresso para acesso aos locais de escalada custa R$ 9. É necessário assinar o Termo de Reconhecimento de Risco para escalar e estacionar na Acadebio.
Esporte olímpico
A escalada em rocha vem ganhando adeptos no país, tendo se tornado esporte olímpico. É uma atividade que concilia o trabalho mental com o esforço físico, mediante o uso sustentável dos recursos naturais.
No Centro de Visitantes, é possível conferir uma exposição fotográfica com as imagens captadas pelo fotógrafo Thiago “Palito” Ribeiro, que ilustra todas etapas do projeto. Este trabalho contou com o apoio do fotógrafo Gregory de Castro.
Como chegar
Os dois principais acessos à Flona são pelo km 99-B da rodovia Castello Branco (SP-280), passando a cidade de Sorocaba (entrada pela Portaria 1), ou pelo km 112 da rodovia Raposo Tavares (SP-270), antes da entrada de Araçoiaba da Serra (entrada pela Portaria 2).