Interlaken e Jungfrau têm atrações esportivas e culturais no outono

09/09/2015 02:15 / Atualizado em 06/05/2020 23:51

Com paisagens cobertas de folhas vermelhas e picos nevados das montanhas, as regiões de Interlaken e Jungfrau, nos Alpes suíços, ficam encantadoras durante o outono. Nos próximos meses estão programadas uma série de atividades para todos os estilos de viajantes. Entre elas duas novidades, a First Cliff Walk, em Grindelwald-First, e a Royal Walk, em Männlichen.

A primeira trata-se de um circuito de caminhadas acessíveis a todos os tipos de viajantes que inclui trilhas em penhasco, ponte suspensa por cordas e uma vertiginosa plataforma de observação, com vista para montanhas como a Eiger e geleiras impressionantes. 

No local, há uma plataforma de observação de 45 metros de extensão. O mirante é tão alto que, de lá, se tem a impressão de que é possível tocar alguns picos localizados a mais de 4.000 metros de altitude. A atração estará aberta a partir do dia 16 de setembro. Saiba mais aqui.

Já Royal Walk, em Männlichen, oferece, após uma caminhada de 20 minutos, uma visão incrível das montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau e até mesmo do lago Thun. A experiência ganha ares da realeza por causa do formato de coroa do mirante.

Para os esportistas, no dia 12 de setembro acontece a Maratona de Jungfrau, uma das mais árduas da Europa. Além disso, o Escritório de Turismo da região de Jungfrau oferece pacotes que incluem trekkings — como um que vai de Mürren até o povoado Kandersteg, em meio a paisagens impressionantes— e passeios de mountain bike –destaque para o Eiger Bike Grindelwald, com duração de quatro dias.

 
 

Interlaken

Quem estiver na região de Interlaken durante o outono também não pode deixar de explorar o Seilpark Interlaken, uma floresta cheia de aventura, com balanços no estilo do Tarzan e tirolesa. Com atividades para todas as idades, o espaço oferece oito cursos de diferentes níveis de dificuldade e fica em meio à natureza, permitindo que o visitante aprecie folhagens com as cores típicas da estação.

Já para os que buscam conhecer as tradições locais, a recomendação é visitar o belo museu a céu aberto da cidade de Ballenberg, que revela a arquitetura das diversas regiões suíças. Algumas de suas casas funcionam como fábricas de biscoitos e chocolates, que estão à venda junto a outras guloseimas, como geleias, queijos e salsichas. No parque, há ainda grelhas em fogueiras acesas para que os visitantes possam assar sua própria carne e experimentar um passeio típico.

Outro passeio interessante para quem quer mergulhar nas tradições desse país é o roteiro Swiss Food & Culture, promovido pela operadora Outdoor Interlaken. Os grupos são levados a uma fazenda, observam as vacas e provam seu leite fresco, bem com os queijos feitos a partir dele. No programa, os visitantes também conhecem de perto o trabalho de artesãos que criam objetos de madeira esculpida e, por fim, visitam o Funky Chocolate Club, onde podem provar um dos melhores chocolates do mundo e aprender mais sobre sua história e produção.

Combinando história e natureza, os cruzeiros que percorrem cinco castelos às margens do lago Thun, também na região de Interlaken, levam os turistas a apreciar belas paisagens em uma viagem de contos de fadas. É possível escolher quando e onde embarcar e desembarcar e quais castelos explorar –são eles: Spiez, Hünegg, Oberhofen, Schadau e Thun. O roteiro pode ser feito até 25 de outubro.

 
 

Em dias que o tempo não estiver favorável para atividades ao ar livre, os turistas ainda assim encontram boas opções de lazer na região de Interlaken. O tour pelas cavernas St. Beatus pode ser feito em dias de chuva tranquilamente. Durante 1h15, percorre-se um mundo subterrâneo, passando por formações calcárias enormes, paredões rochosos e desfiladeiros. Há ainda um museu com a história e curiosidades sobre as cavernas. A atração estará aberta a visitação até 1º de novembro.

Entre um passeio e outro, quem estiver na região durante o outono não pode deixar de conhecer um dos principais pontos turísticos da Suíça, a Jungfraujoch – Top of Europe, estação ferroviária mais alta da Europa, a 3.454 metros acima do nível do mar, que possibilita a observação de vistas impressionantes das geleiras alpinas. O acesso até o topo é oferecido pela Jungfrau Railways, companhia proprietária de mais de 40 meios de elevação –entre trens e teleféricos– e responsável por conectar a cidade de Interlaken aos principais pontos turísticos das regiões.

Interlaken também é um destino de compras. As lojas Kirchhofer estão entre as preferidas dos visitantes. São nove, sendo cinco localizadas na cidade de Interlaken e as demais em Jungfraujoch – Top of Europe, Brienz, Lucerna e Grindelwald. Elas abrem todos os dias e contam com uma equipe preparada para atender aos clientes em mais de 30 idiomas (inclusive em português).