Inverno em El Calafate, no extremo sul da Argentina
El Calafate é um dos patrimônios naturais mais impressionantes do mundo e geralmente visitados por brasileiros durante o verão, no entanto, o inverno deste paraíso natural oferecem diversas atrações como patinação em lagos congelado tendo a cordilheira ao fundo e práticas de esqui em um parque de neve no alto das montanhas são apenas algumas das atrações proporcionadas por El Calafate no inverno.
A pequena cidade turistica de El Calafate está localizada a 3.000 km de Buenos Aires e sua principal atração é a geleira Perito Moreno, além disso, todos os anos mais de 500.000 turistas de diversos lugares do mundo visitam El Calafete. Embora a alta temporada seja o verão, durante o inverno as geleiras revelam suas imagens mais hipnóticas, já que as cores se intensificam nas paisagens cobertas de neve.
As atividades não disponíveis em outras épocas do ano são: asatividades de neve no Cerro Huyliche e a patinação em cima das águas congeladas da Baía Redonda. Aproveite também para desfrutar dos delicioso alfajores recheados com do doce de calafate, a fruta-símbolo da região e que deu nome à cidade.
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
- Hábitos diários para ajudar a reduzir o risco de demência
- Pesquisa revela o que os brasileiros consideram essencial ter em voos longos
- Saiba identificar sintomas de autismo em adultos
Outra vantagem de visitar El Calafate no inverno é que além de percorrer o Lago Argentino em confortáveis embarcações até ficar cara a cara com a geleira Perito Moreno e conhecer toda a sua extensão a uma distância mínima –uma atividade disponível de janeiro a dezembro–, nos meses mais frios do ano o visitante tem uma experiência ainda mais impressionante, porque nas navegações de dia inteiro pode apreciar de perto também as belas geleiras Upsala e Spegazzini.
Quem deseja ver a geleira Perito Moreno de diversas perspectivas conta com modernas passarelas que formam um circuito de vários níveis, com direito a escadas e sacadas. Os visitantes costumam andar pelas passarelas boquiabertos diante deste imenso bloco de gelo que tem 30 quilômetros de largura e até 70 metros acima do nível da água.
A estrutura de turismo da cidade também oferece diversos tipos de cavalgadapara quem se interessa por percorrer os recantos mais inóspitos desta área da Patagônia. Durante as excursões, é possível apreciar a imensidão da paisagem da cordilheira e a pureza dos lagos, saborear carnes na típica “bifeada criolla”, e fazer observação de aves nativas e exóticas. As opções de cavalgada vão de duas horas a um dia inteiro, de acordo com as preferências dos visitantes.
Por Wanderluster