Inverno em El Calafate, no extremo sul da Argentina

11/06/2015 16:31

El Calafate é um dos patrimônios naturais mais impressionantes do mundo e geralmente visitados por brasileiros durante o verão, no entanto, o inverno deste paraíso natural oferecem diversas atrações como patinação em lagos congelado tendo a cordilheira ao fundo e práticas de esqui em um parque de neve no alto das montanhas são apenas algumas das atrações proporcionadas por El Calafate no inverno.

Foto: David/Flickr/Creative Commons
Foto: David/Flickr/Creative Commons

A pequena cidade turistica de El Calafate está localizada a 3.000 km de Buenos Aires e sua principal atração é a geleira Perito Moreno, além disso, todos os anos mais de 500.000 turistas de diversos lugares do mundo visitam El Calafete. Embora a alta temporada seja o verão, durante o inverno as geleiras revelam suas imagens mais hipnóticas, já que as cores se intensificam nas paisagens cobertas de neve.

Foto enviada por Axón Comunicación Corporativa
Foto enviada por Axón Comunicación Corporativa

As atividades não disponíveis em outras épocas do ano são: asatividades de neve no Cerro Huyliche e a patinação em cima das águas congeladas da Baía Redonda. Aproveite também para desfrutar dos delicioso alfajores recheados com do doce de calafate, a fruta-símbolo da região e que deu nome à cidade.

Outra vantagem de visitar El Calafate no inverno é que além de percorrer o Lago Argentino em confortáveis embarcações até ficar cara a cara com a geleira Perito Moreno e conhecer toda a sua extensão a uma distância mínima –uma atividade disponível de janeiro a dezembro–, nos meses mais frios do ano o visitante tem uma experiência ainda mais impressionante, porque nas navegações de dia inteiro pode apreciar de perto também as belas geleiras Upsala e Spegazzini.

Foto: Ian Gampon/Flickr/Creative Commons
Foto: Ian Gampon/Flickr/Creative Commons

Quem deseja ver a geleira Perito Moreno de diversas perspectivas conta com modernas passarelas que formam um circuito de vários níveis, com direito a escadas e sacadas. Os visitantes costumam andar pelas passarelas boquiabertos diante deste imenso bloco de gelo que tem 30 quilômetros de largura e até 70 metros acima do nível da água.

Perito Moreno (Foto: Jonathan Hood/Flickr/Creative Commons)
Perito Moreno (Foto: Jonathan Hood/Flickr/Creative Commons)

A estrutura de turismo da cidade também oferece diversos tipos de cavalgadapara quem se interessa por percorrer os recantos mais inóspitos desta área da Patagônia. Durante as excursões, é possível apreciar a imensidão da paisagem da cordilheira e a pureza dos lagos, saborear carnes na típica “bifeada criolla”, e fazer observação de aves nativas e exóticas. As opções de cavalgada vão de duas horas a um dia inteiro, de acordo com as preferências dos visitantes.

Por Wanderluster