Ilhas Seychelles, um paraíso de mar azul cintilante no Índico

O arquipélago na costa da África é conhecido por suas praias de areia branca e mar cristalino

Mahé, Praslin. Eden, La Digue, Silhouette são algumas das 115 ilhas e ilhotas do arquipélago de Seychelles cercadas de mar azul cintilante, e de barreira de coral que hospeda peixes arco-irisados. Mas, as divas do Índico, como são conhecidas, são apenas um ‘hotspot’ de lua de mel para abonados? Longe disso!

Na última década o arquipélago brinda (além de casais em viagem de núpcias) viajantes aventureiros — talvez com menos grana– com mergulho, pesca com mosca, gastronomia, música, folclore e arquitetura. Todos esses atrativos revelam a criatividade fruto do caldo cultural dos seichelenses, os moradores das ilhas.

Praia de Anse Lazio, em Praslin
Créditos: Pinterest
Praia de Anse Lazio, em Praslin

Mahé, abriga a capital Victoria, mas Praslin, a segunda maior ilha é a mais popular entre os turistas. Nela o ecoturismo é abrangente: existem cinco parques nacionais marinhos e mais de 45% da área é destinada a zonas de conservação e reservas naturais.

Em Praslin também fica a praia de Anse Lazio, tida uma das mais magníficas das Seychelles. As praias La Digue e Anse Lazzio são as mais procuradas pelas agências de publicidade europeias como cenário perfeito para suas campanhas publicitárias. É o caso da Bacardi que desenvolveu toda sua ação publicitária nesses locais de beleza inebriante.

Ao fundo Victoria, capital das Seychelles
Créditos: Youtube
Ao fundo Victoria, capital das Seychelles

Hotéis mais acessíveis

Com o objetivo de sair do rótulo exclusivo de alto luxo, porém desejando manter o mesmo clima de paraíso marítimo (e são mesmo sem dúvida nenhuma) Seychelles viu a chegada de rede hoteleira mais acessível. Ela se destina aos viajantes que preferem gastar mais com os passeios, mergulhos, ou que preferem passar mais tempo nas ilhas. Para estes, fizemos uma seleção de quatro pousadas com decoração personalizada e cuja presença dos donos dá um ar de informalidade e de atendimento intimista.

Colibri Guesthouse, Praslin
Créditos: Colibri Guesthouse
Colibri Guesthouse, Praslin

Nove quartos rústicos –todos em madeira e pedra– encrustados na vegetação tropical que desce pela encosta da colina até as águas cor de pedra preciosa da Baie Sainte Anne. Uma boa caminhada leva os hóspedes até a praia de Anse Lazio, para a reserva natural Vallée de Mai, e para os ferries para Mahé e La Digue.

Praia de Beau Vallon, Georgina’s Cottage, Mahé
Créditos: Georgina Cottage
Praia de Beau Vallon, Georgina’s Cottage, Mahé

Quem vai sentir falta de uma piscina quando a praia Beau Vallon está bem ali diante da porta? Situada na costa noroeste da maior ilha do arquipélago, esta pousada possui nove quartos. Mas, os privilegiados que reservaram os do primeiro andar contam com varanda que exibe o infinito mar, e de lambuja dá direito de dormir embalado pelo suave som das marés.

Carana Hilltop Villa, Mahé
Créditos: Carana Hilltop Villa
Carana Hilltop Villa, Mahé

Para chegar nessa pousada que fica na deslumbrante, quase exclusiva e deserta praia de Carana, vai ser preciso caminhar dez minutos por uma trilha. E, ao chegar lá nem será preciso escolher pelo melhor quarto pois, todos têm varanda privativa com vista para o oceano que alcança até a Silhouette Island.

Zanboza Guesthouse, La Digue
Créditos: Zanboza Guesthouse
Zanboza Guesthouse, La Digue

Subindo uma colina íngreme, a 10 minutos de bicicleta do píer, esta aconchegante pousada em estilo crioulo se localiza num local tranquilo, cercado de vistosas palmeiras. No primeiro andar do edifício principal fica o lounge e terraço. No jardim tropical fica o anexo com dois quartos e banheiros. Os proprietários organizam excursões de mergulho com snorkel nas ilhas vizinhas de Felicité e Coco.

Para saber mais: www.seychelles.travel

Por Heitor e Silvia Reali, do site Viramundo e Mundovirado

Em parceria com Viramundo e Mundovirado

Site de viagens e descobertas. Sugestões para despertar a mudança que o viajante, mesmo sem o saber, deseja. Viajar muda também seu interior, daí “viajar para se descobrir”

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Viramundo e Mundovirado

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.