Istambul debuta no Guia Michelin com 53 restaurantes
Cinco restaurantes receberam estrelas e dez se destacaram pela relação custo-benefício; confira a lista
A cidade mais cosmopolita da Turquia, Istambul acaba de debutar no prestigiado Guia Michelin. Ao todo, foram destacados 53 restaurantes. A cidade turca é o 38º destino internacional da publicação.
Um restaurante recebeu duas estrelas, quatro com uma estrela, um ganhou uma estrela verde, dez foram classificados como Bib Gourmand e 38 foram simplesmente recomendados pelo guia.
Para entrar no Guia Michelin, os restaurantes são avaliados por inspetores que fazem visitas anônimas e avaliam diversos itens, como a qualidade dos produtos, sabores, técnicas culinárias, a personalidade do chef na cozinha, entre outros quesitos.
- Esta bebida, se consumida todos os dias, pode causar gordura no fígado
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- Viagens baratas para casais: 5 destinos incríveis no sudeste
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
Os melhores avaliados ganham de uma até três estrelas. A estrela verde, por sua vez, é uma categoria de reconhecimento pelas práticas sustentáveis dos restaurantes, enquanto os avaliados como Bib Gourmand (nome do mascote) são os restaurantes que apresentam a melhor relação custo-benefício.
Restaurantes com estrelas Michelin em Istambul
Premiado com duas estrelas, o destaque do Guia Michelin em Istambul foi o restaurante TURK Fatih Tutak, localizado no distrito de Şişli, no lado europeu da cidade, que apresenta pratos com releituras modernas e sofisticadas, mantendo os sabores tipicamente turcos.
Refletindo a tradicional culinária de Istambul, os quatro restaurantes que receberam uma estrela Michelin foram: Araka, Mikla, Neolokal e Nicole.
O restaurante Araka, localizado no bairro de Yeniköy e comandando pela chef Zeynep Pınar Taşdemir, que traz pratos com foco em vegetais, ervas sazonais e temperos típicos da região.
No Mikla, localizado no distrito de Beyoğlu, a cozinha revisita as tradições da região de Anatólia com um toque inovador, apresentando toda a riqueza e diversidade dos produtos turcos. O repertório de Anatólia também se reflete no premiado Neolokal, localizado no Museu de Arte Moderna de Istambul, que recebeu uma estrela verde como reconhecimento por suas iniciativas ecológicas e sustentáveis e ações preocupadas em resguardar e promover o patrimônio culinário turco.
Por último, também em Beyoğlu, está o restaurante Nicole, que apresenta receitas tradicionais turcas que se misturam às especiarias do Oriente Médio.
Os 10 restaurantes premiados na categoria Bib Gourmet
Localizado logo acima do Bazar Egípcio (Spice Market), o restaurante Pandeli apresenta pratos tradicionalmente turcos. Também com raízes típicas, o restaurante Alaf, que é comandado pelo chef Deniz, foi contemplado na categoria.
O popular restaurante Karaköy Lokantası agradou os inspetores do Guia por seus mezzes, refeições rápidas facilmente harmonizadas com a bebida típica turca, a rakı. Outro restaurante que apresenta uma grande variedade de mezzes é o restaurante Tershane, situado no oitavo andar do Hotel Momento, no distrito de Beyoğlu.
Também especializado em refeições rápidas, Giritli, localizado em Fatih, uma das regiões mais movimentadas de Istambul, também apresenta criações inovadoras com raízes na mais tradicional culinária turca.
Comandado pelo chef Volkan Türe, o restaurante Aheste traz um ambiente romântico com criações originais e diversas opções de pratos vegetarianos.
Ainda no lado asiático, o restaurante Calipso, localizado no distrito de Küçükyalı, foi reconhecido por seus pratos a base de peixes, frutos do mar, mariscos frescos, mezze e saladas. No bairro badalado de Çukurcuma, o Cuma serve cozinha de inspiração mediterrânea e internacional, como tapas, ceviche e pizza.
No SADE Beş Denizler Mutfağı, a cozinha inspirada em Anatólia também ganha destaque, com lanches, refeições mais fartas e a especialidade da casa: língua de boi com pimenta quente.
Já o restaurante Aman da Bravo, localizado em Beşiktaş, também se destacou por seus pratos tipicamente turcos servidos no conceito de bistronomia moderna, com ingredientes produzidos no próprio país.