Jalapão cogita reabrir ao turismo a partir de outubro

Atração está fechada desde março por conta da pandemia

Por: Eduardo Andreassi
Ouça este conteúdo

As prefeituras de Mateiros e Ponte Alta do Tocantins, portas de entrada para o Jalapão, estudam reabrir os municípios para atividades turísticas.

O Parque Estadual do Jalapão, principal ponto turístico do Tocantins, está fechado desde março por um decreto do governo local por conta da pandemia do novo coronavírus.

Jalapão
Crédito: Eduardo AndreassiAs famosas dunas do Jalapão, uma das atrações do Tocantins

Em julho, o governo do Tocantins chegou a apresentar um plano para a reabertura do parque, mas foi obrigado a recuar após as prefeituras decidirem não revogar os decretos restringindo as atividades nos municípios. O motivo foi, que na avaliação dos prefeitos, a pandemia estava evoluindo rápido demais na região.

Crédito: Eduardo AndreassiPoço do Fervedouro uma das atrações da região do Jalapão

Os decretos municipais vão permitir que hotéis, pousadas, acampamentos e os donos de atrações particulares retomem as atividades. Já a abertura de atrações como as Dunas e a Cachoeira da Velha dependem do governo estadual, porque são administradas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Jalapão
Crédito: Eduardo AndreassiTuristas caminham pelas dunas do Jalapão antes da pandemia

A reabertura, no entanto, depende das condições do avanço da pandemia no estado. Uma das regras é que o Sistema de Saúde Estadual esteja em estabilidade e com pelo menos 25% de disponibilidade de leitos de UTI para casos de covid-19.

Medidas para reabertura

A reabertura será com as medidas de distanciamento em vigor. Ficou decidido que os municípios vão ficar responsáveis pelo treinamento das equipes de saúde que vão atuar na linha de frente.

Jalapão
Crédito: Eduardo AndreassiEntrada do Parque Estadual do Jalapão com a Serra do Espírito Santo ao fundo

O governo estadual deve realizar manutenção nas rodovias estaduais, fornecer suporte aéreo em caso de encaminhamento médico emergencial, além de enviar servidores, veículos e equipamentos para a região.

O Jalapão não tem estradas pavimentadas ligando o parque até cidades com suporte médico de alta complexidade, por isso a necessidade do transporte aéreo.

Jalapão
Crédito: Eduardo AndreassiMirante na Serra do Espírito Santo

Os estabelecimentos da rede privada que forem aderir à reabertura deverão fazer o treinamento dos funcionários e a haverá vistoria prévia antes da liberação para o funcionamento.

Atualmente, Mateiros tem apenas um caso confirmado da doença e é a cidade menos afetada pela pandemia em todo o Tocantins. Ponte Alta registra 43 casos de coronavírus e uma morte.

Jalapão
Crédito: Eduardo AndreassiJalapão e suas dunas com mais de 30 metros de altura

Atrações

Uma das atrações da região é o Safari Camp Korubo. Localizado em uma área selvagem e preservada no coração do Jalapão. O empreendimento oferece uma viagem única e inusitada proporcionando uma autêntica experiência junto à natureza.

Dicas importantes

  • É recomendável tomar vacina contra febre amarela, mesmo não havendo foco da mesma na região. Como constantemente viajo, aproveitei e tomei contra gripe e tétano
  • A partir do momento que entrar no veículo que os levará até o Safári Camp Korubo, desligue-se de tudo e sinta cada momento, que será único
  • Leve algum dinheiro, pois não haverá como usar cartões de débito ou crédito para adquirir suas lembranças ou outros
  • Leve sua máquina com cartão de memória suficiente o bastante para muitas fotos. (4GB para compactas é o suficiente)
  • Lanterna média e pilhas extras
  • Leve um ou dois pares de tênis. Chinelos ou papetes
  • Leve um bom repelente
  • Toalha de rosto e duas de banho
  • Chapéu e óculos escuros
  • Um agasalho é mais que o suficiente para as noites um pouco frias
  • Sunga/biquíni
  • Bermudas e/ou calças/bermudas (ao seu critério)
  • Artigos de uso pessoal como sabonete, shampoo, escova, creme dental e outros
  • Medicamentos de uso pessoal
  • Aconselho, por questão de praticidade, o uso de roupas de secagem rápida, como FitDry, ClimaColl e outros (depende a marca). Três camisetas são mais que o suficiente
  • Esqueça se pretende usar celular. Não há sinal algum. Porém, em casos extremos e de urgência a Korubo dispõe de telefone via satélite. Apoio, Toyota do Brasil.

Compartilhe: