Jalapão é destino ideal para quem curte ecoturismo

O Estado do Tocantins oferece momentos tranquilos em meio à natureza

08/04/2019 17:28

O Jalapão, ou Parque Estadual do Jalapão, é uma das regiões mais preservadas do país, e justamente por este motivo, atrai amantes do ecoturismo e da natureza; já que não é um lugar de fácil acesso.

Fervedouro do Buriti, no Jalapão
Fervedouro do Buriti, no Jalapão - Divulgação

Repleto de cânions, grutas e cachoeiras, a viagem para o Jalapão pode ser encantadora para os ávidos por tranquilidade. Se você está pensando em visitar o local, uma boa dica é consultar os pacotes de viagem disponíveis, já que incluem diferentes passeios.

As famosas dunas do Jalapão
As famosas dunas do Jalapão - Daniel Andrade/ Divulgação

Jalapão fica a cerca de 200 km de Palmas, no estado do Tocantins. A riqueza da fauna e flora é impressionante. É possível, por exemplo, avistar desde onças e gambás até tamanduás-bandeiras, antas, capivaras, lobos-guarás, raposas e outros animais em meio às trilhas.

A combinação da paisagem com as espécies torna a região um local único entre os destinos ecoturísticos brasileiros. Com densidade de 0,8 habitante por km², pode-se imaginar que a região é quase desértica. Ao todo, oito municípios formam a região, ocupando uma área de 34.113 km².

Pedra Furada, uma das atrações de Ponte Alta, na região do Jalapão, no Tocantins
Pedra Furada, uma das atrações de Ponte Alta, na região do Jalapão, no Tocantins - Flávio Andre/MTur

Os principais atrativos ficam nas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Entre eles, estão a cachoeira da Velha, com 15 metros de altura e 100 metros de largura; as dunas, que podem chegar a 40 metros de altura; os fervedouros, com águas transparentes; os povoados locais e áreas de preservação, como o Parque Estadual do Jalapão; o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba; e a Área de Preservação Ambiental (APA).

Interior do cânion de Sussuapara
Interior do cânion de Sussuapara - Flávio André/MTur

Entre as atividades mais buscadas do ecoturismo na região, está o trekking. Para este atrativo, é preciso fazer caminhadas por trilhas  até chegar ao Mirante da Serra do Espírito Santo, onde poderá ser apreciado um belíssimo pôr do sol. Além desta atividade, a canoagem no Rio Novo e o banho no cânion de Sussuapara atraem muitos turistas.

Vista panorâmica da Serra Geral, no Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, em Mateiros
Vista panorâmica da Serra Geral, no Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, em Mateiros - Flávio André/MTur

É importante lembrar que o clima no Tocantins é do tipo tropical, com duas estações bem definidas: seca entre maio e setembro, e chuvosa de outubro a abril. Por isso, é bom se preparar para visitar e amar o acampamento rústico mais luxuoso da sua vida!