Jalapão (TO) tem novas regras para visitação; confira aqui
Opte por um roteiro sustentável em um dos destinos mais buscados do Brasil
Um dos destinos brasileiros mais fascinados e desejados pelos turistas, o Parque Estadual do Jalapão, a 315 km de Palmas, capital do Tocantins, tem novas regras de visitação.
Entre as exigências estão a obrigatoriedade da contratação de uma guia de turismo ou condutor ambiental local e agendamento prévio para acessar às dunas e a Serra do Espírito Santo.
O objetivo é normatizar o processo de visitação, abrangendo procedimentos de entrada e saída nos atrativos, manejo da visitação para evitar a massificação do destino.
- Protetor solar: 10 perguntas sobre como usar e qual escolher
- Atenção para estes alimentos que têm sido associados ao diabetes
- Frutas saudáveis: conheça as 5 mais nutritivas do mundo
- Por que o leite não deve ser banido do seu cardápio, segundo a ciência
Novos limites e horários de visitação
O número máximo de visitantes diários nas dunas do Jalapão está estabelecido em 500 pessoas. Já para a Serra do Espírito Santo é permitido apenas 250 visitantes por dia.
Os horários de entrada variam entre 5h e 9h, e das 14h às 17h30 para as dunas, e das 5h às 9h e das 14h às 16h para a Serra do Espírito Santo. O limite de permanência é até as 11h, pela manhã, e 18h30 no período da tarde.
Responsabilidades e proibições
As agências de viagens, guias e condutores são responsáveis pelo retorno do lixo gerado pelos grupos.
Entre as proibições nos atrativos estão a subida ou descida nas dunas pelo “paredão”, acampamento, fogueiras, bebidas alcoólicas, cigarros, aparelhos sonoros, animais domésticos, coleta de fauna, flora, rochas, veículos off-road não registrados e drones, exceto com autorização do Naturatins, órgão que administra o parque estadual.
Conheça o Jalapão de forma sustentável
Apesar da beleza natural inigualável do Jalapão, os roteiros e a possibilidade de conhecer a região são, em sua imensa maioria, massificados, com grande parte do tempo rodando dentro de veículos 4×4 e com minutos contados nos fervedouros, que estão quase sempre lotados.
Para oferecer uma forma sustentável de visitação, a Vivalá acaba de lançar uma expedição diferente de tudo que já existe.
Durante o novo roteiro, o viajante poderá explorar um belíssimo destino brasileiro, com direito a uma total imersão cultural em uma comunidade quilombola e se reconectar com a natureza, sem ficar horas dentro de caminhonetes e longe da muvuca de turistas.
A primeira expedição acontece no Carnaval de 2024 e ainda conta com algumas vagas disponíveis.
Os valores iniciam em R$ 3.610, para os roteiros de cinco dias, e pode ser parcelado em até oito vezes sem juros no cartão de crédito.
O valor inclui hospedagens (hotel em Palmas no primeiro dia e pousada da comunidade durante o roteiro), três refeições diárias (do café da manhã do segundo dia até o café da manhã no último dia), transportes locais, todas as atrações do roteiro, seguro-viagem e time de facilitação e condução presente ao longo do roteiro.
Não estão inclusas passagens aéreas até os pontos de encontro e compras pessoais. Para mais informações, acesse: www.vivala.com.br/expedicoes.