Japão deixa de exigir visto de turistas brasileiros
A medida passa a valer a partir de 30 de setembro; veja como é atualmente para obter o visto japonês
O governo do Japão anunciou acordo bilateral com o Brasil para isenção de visto para turistas de ambos os países. A medida passa a valer a partir de 30 de setembro.
A regra vale para brasileiros e japoneses portadores de passaporte comum que viajem por um período de até 90 dias.
Em nota, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) afirmou que a medida terá validade inicial de três anos.
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
- Tottenham x Liverpool: Aposte na odd 5.00 para Salah marcar primeiro
- Você sabia que estes temperos podem reduzir o risco de Alzheimer e melhorar a sua memória?
“a isenção do visto vai contribuir para o aprofundamento nas relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil”.
Visto para o Japão
Em maio, o governo brasileiro anunciou que voltaria a exigir visto para turistas do Japão, Estados Unidos, Canadá e Austrália, a partir de 1º de outubro.
Dias depois, após encontro do presidente Lula com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, o Japão anunciou que poderia isentar brasileiros de vistos para estadias curtas.
A exigência foi retirada em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como forma de atrair mais turistas japoneses ao Brasil.
No entanto, o Itamaraty resolveu voltar a pedir o visto com base no princípio da reciprocidade, já que brasileiros precisam de visto para ingressar no Japão.
“A isenção de visto entre Brasil e Japão sem dúvidas facilita a vida dos turistas japoneses que vêm nos visitar”, comemorou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Como tirar atualmente o visto japonês
Desde o dia 27 de março, o procedimento para tirar o visto japonês é feito pela internet.
No entanto, apenas parte do processo –solicitação e o envio dos documentos– ocorre de forma online pela plataforma Japan eVisa (www.evisa.mofa.go.jp/index), que é em inglês.
Para pagar a taxa de R$ 150 é preciso ir presencialmente até a Embaixada em Brasília ou a um dos sete consulados japoneses no Brasil –Belém, Curitiba, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife e Rio de Janeiro.