Jovens de baixa renda podem viajar de graça pelo Brasil
O processo é todo online e pode ser feito pela internet ou pelo aplicativo para celulares
Jovens de 15 a 29 anos, com renda de até dois salários-mínimos, podem viajar de graça em ônibus e trens interestaduais no Brasil. Previsto no Estatuto da Juventude, o direito foi regulamentado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Para ter acesso ao benefício é preciso se cadastrar no programa Identidade Jovem, documento de identificação, que deve ser apresentado no momento da reserva do bilhete junto com um documento com foto.
De acordo com a resolução, as prestadoras dos serviços deverão reservar, em linhas regulares, duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto mínimo de 50% em cada veículo ou comboio ferroviário de serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.
O benefício também dá direito ao acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais, esportivos e inscrição gratuita no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Como tirar o ID Jovem
Para a emissão é preciso ter em mãos o NIS (Número de Identificação Social), impresso no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS e na Carteira de Trabalho.
Pela internet, acesse o site da ID Jovem, preencha os dados solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.
Pelo celular, o usuário deve fazer o download do aplicativo da ID Jovem, disponível para Android, iOS e Windows Phone. O próximo passo é preencher com NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem.
Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.