Jubileu 2025: tudo o que você precisa saber para visitar Roma
Um dos principais eventos cristãos acontece a partir de 24 de dezembro, em Roma, e deve atrair visitantes de todo o mundo
A cada 25 anos, milhões de turistas se reúnem em Roma, Itália, para uma dos eventos mais emblemáticos da igreja católica: o Jubileu Ordinário.
A abertura oficial do evento acontece no dia 24 de dezembro deste ano, e a programação se estende ao longo do próximo ano com atividades religiosas e culturais.
De acordo com a Ministra do Turismo da Itália, Daniela Santanchè, Roma deve receber, aproximadamente, 32 milhões de visitantes para o Jubileu Católico de 2025, que durará até dezembro do próximo ano.
- Diabetes tipo 2: conheça os 3 principais fatores de risco e previna-se
- Alguns sinais silenciosos que podem indicar tumor cerebral, segundo a ciência
- Composto no sangue do cordão umbilical pode explicar o autismo
- 7 dicas que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue
Durante o Jubileu, as “portas santas” das principais basílicas do mundo, especialmente as de Roma, assumem um papel central nas celebrações. Tradicionalmente abertas apenas em Anos Jubilares, essas portas simbolizam o caminho para a graça divina e a reconciliação com Deus.
Cruzar uma “porta santa” é um gesto profundo de fé e renovação espiritual, que permite aos peregrinos vivenciar a indulgência plenária, desde que cumpram as condições estipuladas pela Igreja, como confissão, comunhão e oração pelas intenções do papa.
As “portas santas” de Roma
Em Roma, as portas santas das quatro basílicas papais –Basílica de São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros- são as mais visitadas, atraindo milhões de fiéis de todo o mundo.
Cada uma delas carrega uma rica história e espiritualidade, transformando a peregrinação em uma experiência única de devoção e unidade na fé.
Na bula de convocação do Jubileu Ordinário de 2025, cujo título é “Spes non confundit” (“A esperança não decepciona”, Rm 5,5), o papa Francisco abrirá a “porta santa” da basílica de São Pedro, no Vaticano, no dia 24 de dezembro de 2024, às 19h, dando início formal ao Jubileu.
Na semana seguinte, o papa Francisco abrirá as portas das basílicas de São João de Latrão, em 29 de dezembro, da basílica de Santa Maria Maior, em 1º de janeiro de 2025, e por fim da basílica de São Paulo Extramuros, em 5 de janeiro.
Uma novidade será a abertura de uma “porta santa” na penitenciária de Rebibbia, a maior prisão de Roma, em uma mensagem de inclusão e reintegração social para os detentos. A cerimônia, prevista para 26 de dezembro deste ano, simboliza um chamado à sociedade para repensar a reinserção dos presos, reforçando a importância da misericórdia e da reconciliação.
Além disso, dioceses ao redor do globo também terão suas próprias “portas santas”, permitindo que fiéis que não podem viajar a Roma participem das graças jubilares em suas comunidades.
Ao final do Jubileu, as porta das quatro principais basílicas de Roma são fechadas e seladas, mas permanece visível para os peregrinos que visitam as igrejas.
Não existe uma ‘chave’ para abrir e fechar a Porta Santa. Ela é apenas fechada e, a parte interna da porta é selada com tijolos e argamassa até o próximo Jubileu”, conta padre Hofmeister em entrevista ao site da Canção Nova.
Turismo religioso em Roma
O turismo religioso é um importante ativo não apenas para Roma, mas para todo o sistema italiano. Segundo a ministra Daniela Santanchè, o país está bem preparado para receber o grande volume de turistas com organização e segurança, contando com a experiência da capital italiana no assunto, visto que não é o primeiro Jubileu comemorado na cidade.
Diante da alta demanda por acomodações no local durante o evento, é recomendável que os peregrinos planejem sua estadia com antecedência, definindo onde ficar hospedado em Roma e verificando a necessidade de reserva de bilhetes para as cerimônias.
Para a Santa Missa que será realizada na Praça de São Pedro, por exemplo, não serão necessários ingressos, mas é preciso se inscrever no site oficial, onde também é possível encontrar outras informações sobre o calendário do Jubileu 2025.
Preparativos para o Jubileu em Roma
Para receber o volume de visitantes esperado para o Jubileu de 2025, a cidade de Roma está passando por uma série de obras e investimentos. O pró-prefeito do Departamento Vaticano para a Evangelização, Dom Rino Fisichella, revela que mais de 180 obras estão sendo realizadas em toda a cidade, com previsão de entrega no início de dezembro, conforme o calendário estabelecido.
Entre as ações previstas estão o restauro de famosos pontos turísticos, como a Fontana di Trevi e a Piazza Navona, que já estão passando por reformas e medidas de controle de acesso. Outras áreas de Roma estão recebendo trabalhos de infraestrutura e restauração, com o objetivo de garantir que a cidade esteja preparada para os milhões de peregrinos e turistas.
Para evitar a superlotação na Fontana di Trevi, as autoridades consideram a cobrança de uma taxa simbólica no valor de € 1 (um euro), permitindo acesso gratuito apenas aos moradores locais.
O comissário de turismo de Roma, Alessandro Onorato, explica que a implementação de um sistema de entrada controlada, a partir de horários marcados, assim como uma cota máxima de visitantes, seria uma possível solução para controlar o fluxo de turistas.