Jungfrau, nos Alpes suíços, tem paisagens de tirar o fôlego
Localizada ao pé das cinematográficas montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau, no coração dos Alpes suíços, a região de Jungfrau abrange cinco vilarejos —Grindelwald, Wengen, Lauterbrunnen, Mürren e Haslital– e é considerada, desde 2001, Patrimônio Mundial Natural pela Unesco. Além de paisagens de tirar o fôlego, os visitantes têm à disposição uma infraestrutura completa para prática de esportes ao ar livre, eventos culturais para todos os gostos e centenas de opções de hospedagem, o que deixa este destino imperdível para todas as idades, nas quatro estações do ano.
No verão, os turistas podem desfrutar de 800 km de trilhas para trekking, 460 km de pistas para mountain bike, áreas para escalada, cachoeiras e lagos alpinos. Essa também é a melhor época do ano para fazer um voo panorâmico de paraglider sobre as montanhas da região de Jungfrau, assim como participar das famosas corridas de aventura.
São várias as opções, como a Eiger Ultra Trail, que ocorre em Grindelwald em julho, e a Maratona de Jungfrau, para atletas mais experientes, cujo percurso está entre os mais belos do planeta. Um dos seus maiores desafios é a diferença de altura –1.839 m– entre os pontos de chegada e partida.
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
- Hábitos diários para ajudar a reduzir o risco de demência
- Pesquisa revela o que os brasileiros consideram essencial ter em voos longos
Para os fãs das bikes, há duas corridas principais: o Eiger Bike Challenge, com circuitos também para crianças, e o Alpenbrevet, nas sinuosas estradas dos Alpes.
Os eventos culturais não poderiam ficam de fora. Entre outros, há a Semana da Música de Mendelssohn, que em 2015 acontece de 15 a 22 de agosto, em Wengen, com grupos internacionais, e o ancestral National Costume Festival, marcado para 26 de julho em Männlichen e que conta com desfiles de roupas típicas e apresentações de música folclórica. Os que buscam um presente ou uma lembrança típica não podem deixar de conhecer as tradicionais rendas da região, famosas pela delicadeza.
Durante a temporada de neve, entre novembro e abril, os visitantes contam com 270 km de área esquiável, inclusive para as modalidades cross-country e snowboard. Quem está em busca de um desafio maior, a dica é a Corrida de Esqui Infernos, em Mürren. São 14,9 km de descida, com uma diferença de 1.990 m entre os pontos de partida e chegada.
Mas há diversas outras opções de esportes de inverno que agradam toda a família, como tobogãs —alguns iluminados à noite– bicicletas de neve, trilhas na neve, curling e patinação no gelo. Quem prefere um passeio mais leve tem à disposição 125 km de área para caminhadas, com acesso a restaurantes –onde o fondue alpino é imperdível– e bondinhos que ajudam no deslocamento.
A região de Jungfrau oferece inúmeras opções de hospedagem, para todos os gostos e bolsos. Os visitantes podem escolher entre 123 hotéis de todas as categorias, mais de 3.326 apartamentos de aluguel para temporada, 60 hostels, 15 campings e 38 chalés nas montanhas.