Lapinha da Serra, em Minas Gerais, encanta com suas belezas naturais

Vilarejo mineiro desponta com o turismo paleontológico

26/09/2019 13:47

A apenas 143 km de Belo Horizonte, Lapinha da Serra, distrito de Santana do Riacho (MG), é um recanto bem preservado de paz e beleza, ao pé da Serra do Cipó.

O vilarejo encanta com suas cachoeiras, grutas, rios, biodiversidade e paisagens entre vales e montanhas, como o Pico da Lapinha (segundo ponto mais alto da Serra do Cipó, com 1.687 metros de altitude).

Vista da Serra do Espinhaço, em Lapinha da Serra
Vista da Serra do Espinhaço, em Lapinha da Serra - Divulgação/Casa do Teuler

Lapinha da Serra tem 300 habitantes que vivem da subsistência, agricultura e do turismo. No entanto, além dos visitantes que buscam por contato com a natureza e aventuras, o chamado turismo paleontológico tem despontado, atraindo pessoas de várias partes do mundo para conhecer as famosas pinturas rupestres da Lapinha, que tem aproximadamente 7 mil anos.

As pinturas rupestres da Lapinha da Serra têm cerca de 7 mil anos
As pinturas rupestres da Lapinha da Serra têm cerca de 7 mil anos - Divulgação/Casa do Teuler

Os principais desenhos são os da caça, no caso o veadinho do cerrado era o mais importante. Os antigos habitantes desta região desenhavam também cenas de mulheres grávidas ou em parto. Eles acreditavam que desenhando nas paredes as caças e a fertilidade da mulher, a nossa espécie humana estava garantida.

Formada pelo rio De Pedras, a cachoeira do Bicame é uma das  mais belas da região da Lapinha da Serra
Formada pelo rio De Pedras, a cachoeira do Bicame é uma das  mais belas da região da Lapinha da Serra - Prefeitura Municipal de Santana do Riacho

Conhecer as pinturas rupestres é um passeio obrigatório para quem visita a Lapinha. Além da beleza e importância histórica das pinturas, o próprio trajeto (que é realizado de canoa, atravessando a lagoa) é uma atração à parte.

Piscina da Casa do Teuler, uma das pousadas da região de Lapinha da Serra
Piscina da Casa do Teuler, uma das pousadas da região de Lapinha da Serra - Divulgação/Casa do Teuler

“A Lapinha é um lugar muito especial, pelo qual me encantei à primeira vista e por isso decidi não apenas vir morar aqui como investir em estabelecer um alojamento local”, diz Teuler Reis, dono da Casa do Teuler.

É cobrada taxa de visitação, que inclui o translado de canoa, que deve ser consultada no local.