Lençóis Maranhenses são declarados Patrimônio da Humanidade
A inclusão do parque na lista era uma demanda antiga do setor turístico brasileiro
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O destino brasileiro ganha agora ainda mais relevância no cenário turístico internacional, destacando a sua importância ambiental e a necessidade de preservação. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 26, pelo comitê da Unesco, em Nova Délhi, na Índia.
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- 3 rotas para incluir na próxima viagem pela América do Sul
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
- Lençóis Maranhenses: melhor viajar na alta ou na baixa temporada?
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses se junta a outras sete áreas que ostentam a chancela no Brasil.
Entre os critérios avaliados que levaram a unidade de conservação a conquistar o reconhecimento estão sua beleza excepcional e o fato de ser um fenômeno natural único no mundo.
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Localizado a cerca de 250 km de São Luís (MA), o parque foi criado há mais de 40 anos. O atrativo é o maior campo de dunas da América do Sul, com 155 mil hectares.
Para se ter uma ideia, o parque é maior que a cidade de São Paulo, sendo famoso pelas lagoas cristalinas que se formam entre as dunas brancas no período de chuvas.
A unidade d conservação está inserida em uma zona de transição dos biomas do Cerrado, da Caatinga e da Amazônia e é composto por áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica.
Como chegar
As principais cidades que dão acesso à região são Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, mas também é possível chegar pelos municípios de Humberto de Campos e Primeira Cruz.
Os aeroportos com voos comerciais mais próximos são os localizados em São Luiz (MA) e Parnaíba (PI).
Para os turistas que buscam mais aventura, outra rota de acesso é via Paulino Neves (MA). Esse trecho faz parte da Rota das Emoções, roteiro turístico que tem início no Ceará, cruza o litoral piauiense e termina no Maranhão.
Nessa rota, é possível visitar três unidades de conservação federais: Parque Nacional de Jericoacoara, Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.