Lindo de ver: confira imagens de Bonito, no Mato Grosso do Sul
É alta a probabilidade de deixar Bonito com a sensação de ter deixado algo para trás.
Localizado no oeste do Mato Grosso do Sul, a 265 km da capital Campo Grande, esse destino é endereço do rio mais cristalino do Brasil, de grutas de milhares de anos que podem ser visitadas sem muito esforço e, para os mais intrépidos, esportes radicais.
Abismo Anhumas
O Abismo Anhumas é a versão mais radical de Bonito, uma experiência que apenas 20 (corajosos) viajantes podem realizar, por dia.
A 23 km do centro, essa caverna com entrada vertical tem acesso obrigatório por um rapel negativo de 72 metros de profundidade até a plataforma flutuante sobre o lago dentro do abismo.
Lagoa Misteriosa
De águas transparente e tons, exageradamente, azuis, a Lagoa Misteriosa é uma das atrações mais impressionante de Jardim, município próximo a Bonito, no Mato Grosso do Sul.
Encontra-se no fundo de uma dolina de 75 metros de profundidade e seu nome tem origem no desconhecimento da área total da caverna (até hoje foram explorados 220 metros de profundidade) e pelos sons estranhos que vinham de dentro do lago, segundo os proprietários.
Lagoa Azul
Uma trilha de 300 metros dá acesso a essa gruta que tem entrada por uma boca natural com 40 metros de diâmetro. O impressionante lago azulado que dá nome à atração é uma formação natural com 90 metros de profundidade e que abriga fósseis milenares de mamíferos como a preguiça-gigante e o tigre-dente-de-sabre.
Entre às 8h30 e 9h30, nos meses de dezembro a fevereiro, o lago se encontra melhor iluminado.
Turismo rural
Localizado em pleno Cerrado, Bonito conta com bem estruturadas fazendas que incluíram o turismo nas suas opções de negócios.
Localizada a 24 km de Bonito, a Estância Mimosa fica em área de RPPN (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) e oferece atrações como cavalgadas e uma trilha de 3,5 km com parada em sete cachoeiras.
Flutuação
Com águas que entraram para as listas mundiais de transparência, devido à alta concentração de calcário que serve como filtro natural, os rios bonitenses são conhecidos pelas flutuações, atividade aquática em que o visitante segue a correnteza do rio, equipado com colete, máscara e snorkel.
Um dos mais famosos é o da Nascente Sucuri, em uma fazenda com mais de 8 mil hectares, onde é possível flutuar por 1.800 metros do rio Sucuri, considerado o “mais cristalino do Brasil”.