Listas das profissões mais requisitadas na Austrália não são fixas

De tempos em tempos, as listas oficiais que mostram as profissões mais requisitadas pelo governo australiano sofrem alterações. Por diferentes razões, as profissões que figuravam antes podem não mais constar nas listas. A dúvida de quem deseja ir e trabalhar na Austrália e não tem sua profissão listada é: até que ponto isso pode atrapalhar os meus planos de trabalho na Austrália?

De acordo com MaCson Queiroz, diretor da M.Quality, assessoria especializada em imigração e negócios para a Austrália, é preciso entender, primeiramente, que as listas oficiais não são engessadas. “Toda e qualquer profissão está sujeita hoje ou amanhã a uma exclusão dessas listas governamentais. Isto é um fato, pois é uma decisão que compete somente ao governo australiano, que pode manter, diminuir ou expandir essas relações”, explica.

Como exemplos de profissões que vão e voltam para as listas com certa frequência estão relações públicas, gerente de vendas e marketing, revisor, analista policial, entre outras.  Abandonar o processo de elegibilidade imigratória quando a profissão é excluída pode ser um erro.

Se você estava no processo de imigração para a Austrália e a sua profissão foi excluída anteriormente, recomendamos que procure orientação profissional, sugere MaCson. “Caso o abandone, você talvez não terá os frutos esperados quando a sua profissão voltar a figurar nas listas. Se seu processo já estiver adiantado, é mais fácil retomá-lo e ter mais chance de sucesso”, finaliza.