Livro mostra as aventuras de uma jornalista brasileira no Iraque, Turquia e Jordânia

A jornalista paulistana Talita Ribeiro, 28 anos, colecionou uma série de histórias e experiências durante suas viagens pelo Oriente Médio, visitando refugiados que foram afetados pelo Estado Islâmico e pelos conflitos na Síria. O resultado dessa vivência está no livro “Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio”, que será lançado graças a um financiamento coletivo.

Mulheres passeiam no centro de Arbil, capital do Curdistão iraquiano

Além de compartilhar o que viveu na Jordânia, no Curdistão Iraquiano e na Turquia, o objetivo da autora é ajudar as famílias que conheceu ao longo da viagem. Por isso, todo o lucro da venda dos livros será destinado a projetos com os quais teve contato.

A jornalista Talita Ribeiro em um campo de refugiados cristão em Arbil, capital do Curdistão iraquiano

Apesar de apresentar histórias cheias de sofrimento, a autora afirma que o livro não tem nada de tristeza. Pelo contrário: seus textos foram contaminados pela esperança e a fé que as pessoas com quem esteve lhe transmitiram. Um detalhe interessante é que foram escritos ao longo de sua incursão pelo Oriente Médio, ao mesmo tempo em que vivia as experiências.

A publicação também apresenta a expressão “turismo de empatia” e, por isso, inclui dicas de passeios, gastronomia e até um passo a passo de como montar uma viagem como essa, em que o foco são as pessoas e não necessariamente os lugares.

Para conhecer melhor o projeto acesse www.catarse.me/turismodeempatia e www.viagemevoo.com.

TURISMO DE EMPATIA: REFUGIADOS NO ORIENTE MÉDIO
Lançamento: 24/2, das 19h às 22h
Onde: KOF, na rua Artur de Azevedo, 1.317, Pinheiros (SP)