Livro mostra como as viagens de experiências transformam
Em "Histórias de Viajante", o jornalista Altier Moulin reúne relatos de experiências vividas ao longo de sua trajetória em mais de 39 países
As viagens de experiências têm conquistado cada vez mais espaço na preferência dos viajantes, acentuada agora com a pandemia. De olho neste público, o escritor e jornalista capixaba Altier Moulin, autor do blog Pé na Estrada, está lançando seu primeiro livo.
“Histórias de Viajante” reúne relatos dos bastidores das viagens mais emblemáticas do jornalista e mostra, através de diversas histórias, que toda experiência de viagem vale a pena, inclusive aquelas que saem do planejamento e se tornam inesperadas.
O livro é constituído por 13 capítulos e explora diversas regiões de, pelo menos, 15 países, apresentados ao longo de 280 páginas. Com foco em culturas e paisagens encantadoras, o autor prova que encontros inusitados em viagens podem surpreender a forma do viajante enxergar o mundo. “Todas as histórias estão ancoradas em pessoas reais que eu mesmo tive contato. Procurei trabalhar vivências mais humanas e voltadas para a vida real dessas pessoas que encontramos em diversas viagens. O livro traz histórias que acolhem e ensinam e foi uma aventura muito gratificante escreve-lo”, explica o jornalista.
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
- O guia definitivo para escolher os melhores meses para viajar para o nordeste
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- BlaBlaCar comemora 9 anos no Brasil com mais de 2 mil e 500 passagens de ônibus por menos de R$ 1
Altier trouxe na obra a inserção de regiões como o desconhecido norte da Argentina, a selvagem região da savana africana e as riquezas culturais da Tailândia, que prometem atrair viajantes e turistas que buscam por destinos autênticos, experiências reais e enriquecedoras. As dicas trazidas no livro conectam países emblemáticos como: Cuba, China, Botsuana, Camboja e muitos outros, sem esquecer do Brasil, com um capítulo dedicado ao Pará, e à Belém, com relatos emocionantes vividos durante o Círio de Nazaré, maior festividade religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo.
Para Altier Moulin, o objetivo que está por trás do livro é dar oportunidade para o leitor ampliar o itinerário de qualquer viagem, com a intenção de fazer com que a leitura aguce muitas curiosidades secundárias e pouco exploradas em muitos países pelo mundo.
O livro é o seu primeiro projeto, mas o escritor já adianta que a ideia é produzir uma série com vários relatos de viagem. “Já estou trabalhando em um livro com histórias que vivi aqui mesmo no Brasil, e logo ele deve estar pronto para ser publicado também”, finaliza.
O livro “Histórias de Viajante” está disponível para compra aqui.
Confira um dos trechos preferidos do autor
“Mesmo sem que ela soubesse, o olhar singelo daquela garotinha marcou a minha história como viajante. Sem imaginar, ela me fez ser mais humano, dando mais importância às pessoas do que ao lugar onde vivem.
Eu aprendi naquele instante — durou minutos, mas hoje vejo em câmera lenta — que o tempo tem significados diferentes para pessoas diferentes, e que a troca pode ser honesta e verdadeira quando vem da alma.
A menininha que me ensinou tantas coisas sobre viajar aparece na capa e na primeira página deste livro. Ela é o símbolo das transformações que vivo a cada partida, a cada chegada, mesmo quando nem tudo dá certo.
Hoje, eu já aprendi que é impossível voltar de uma viagem sendo a mesma pessoa. Não importa o destino, não importa o propósito. Não faz diferença se é aqui no Brasil ou no país mais distante do globo terrestre.
Sempre encaro uma viagem como uma grande oportunidade da vida para aprender coisas simples, mas transformadoras, e espero, sinceramente, que você também descubra isso — se ainda não teve a oportunidade.”