Livro narra saga do primeiro brasileiro a cruzar a África de bike
Alexandre abriu mão do emprego, enfrentou os próprios medos e encarou uma viagem desafiadora, atravessou o continente africano, explorando o desconhecido. Sobre sua bicicleta Totem, ao lado de outros 50 ciclistas, ele passou por 11 países, partindo do Egito até chegar à África do Sul. Após 121 dias e quase 12 mil quilômetros pedalados, o relato desta fascinante expedição chega às livrarias.
O escritor e jornalista curitibano Alexandre Costa Nascimento, autor do blog Ir e Vir de Bike, acredita no uso da bicicleta como ferramenta para construção de cidades mais humanas. Desde 2013, é coordenador no Brasil do Bicis por la Vida, movimento internacional que promove ações simultaneamente em mais de 300 cidades, em 50 países, nos 5 continentes durante o Dia Mundial sem Carro.
Narrado em primeira pessoa, “Mais que um Leão por Dia” é um livro-reportagem escrito em 15 capítulos. Com uma linguagem simples e texto rico em detalhes, Alexandre explica todos os preparativos burocráticos da viagem, desde a arrecadação do dinheiro e organização da documentação, até a escolha da bicicleta e preparo da “farmacinha”.
Além dos riscos previsíveis e outros inesperados, Alexandre conta que não era fácil ser o único brasileiro do grupo. O inglês funcional não o permitia acompanhar os diálogos informais dos participantes. Isolou-se por algum tempo, passando maior parte da primeira viagem com sua câmera fotográfica e computador. Mas às vésperas de deixar o Egito rumo ao Sudão, o jornalista aproveita a chance que teve de se aproximar.
A leitura é agradável, com uma dose generosa de bom-humor. As situações cômicas e constrangedoras em um deserto sem banheiros ou privacidade, a sensação de liberdade em pedalar sem roupa na Namíbia e a esperteza dos vendedores árabes… Alexandre não deixa passar nada.
Mais que um Leão por Dia
Editora Nossa Cultura
Páginas: 448
Preço: R$ 46,50
Onde comprar: nossacultura.com.br