Loja funciona dentro de contêineres em Zurique
Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Livre
Chegar a soar contraditório.
Em um país que ganhou o mundo com imagens tradicionais de típicos chalés alpinos e construções de estilo enxaimel, a Suíça surpreende com uma construção que destoa (e completa, ao mesmo tempo) o cenário confuso de trilhos de trem e antigas fábricas transformadas em bares e restaurantes moderninhos.
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
Localizada em Zürich West, uma espécie de Soho de Zurique, a Freitag não é apenas endereço para encontrar bolsas e acessórios feitos com materiais reciclados.
Essa loja funciona em um edifício de 4 andares feito com 19 contêineres, empilhados a 26 metros de altura, que o próprio estabelecimento chama de “arranha-céu de bonsai”. Projetada pelos arquitetos Annette Spillmann e Harald Echsle, a obra foi a solução escolhida para fugir da restrição local de edifícios altos.
De longe, os imensos caixotes coloridos que abrigam a loja são uma extensão daquele setor do Distrito 5, onde fica Zürich West, que ainda parece em construção e é formado por viadutos e galpões recortados por vias ferroviárias.
O brasileiríssimo (e inconveniente) “posso te ajudar?”, entoado à exaustão por vendedores daqui, não tem vez por lá. São 1.600 produtos em exposição, guardados em gavetas que lembram caixas de sapato que podem ser manipuladas pelos próprios clientes.
Os corredores estreitos da Freitag (sexta-feira, em alemão) possuem extremidades envidraçadas que permitem a entrada de luz no interior dos contêineres e seu último andar abriga um terraço com vista para a cidade, aberto ao público em geral.
Fundada em 1993 por dois irmãos designers gráficos, Markus e Daniel Freitag, a rede tem uma produção anual de 350 mil peças, aproximadamente, e ficou famosa em toda a Europa por conta da fabricação de bolsas, carteiras e até protetores de celulares feitos com materiais reciclados como lonas de caminhão, câmaras de ar de bicicleta e cintos de segurança para automóveis.
A loja funciona no Distrito 5, a oeste de Zurique, um antigo bairro industrial em que fábricas e velhas estruturas de ferro reformadas foram ocupadas por lojas, galerias de arte, bares e restaurantes. A região é considerada uma das mudanças urbanas mais dinâmicas em toda a Suíça.
Freitag
Onde: Geroldstrasse, 17, Zurique
Horário: De segunda a sexta, das 11h às 19h30; sábado, das 10h às 18h
Site: www.freitag.ch