Lucerna, na Suíça, tem Carnaval secular que atrai multidão
Carnaval na Europa? Pode até parecer estranho, mas não é só no Brasil que a festa leva uma multidão às ruas.
Um dos mais tradicionais é o Carnaval de Lucerna, na Suíça, que acontece desde o século 15 e perdura por gerações atraindo turistas de todas as partes do mundo.
As origens da festa suíça são marcadas pela figura de Fritschi, um homem idoso e a sua família que não podem faltar nos dias de folia. Se o desfile outrora simbolizava temas patrióticos, históricos ou folclóricos, agora tem um toque mais satírico.
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
O desfile é a grande atração do Carnaval da cidade que tem a participação dos Guggemuusige, bandas improvisadas que usam roupas e máscaras imponentes e tocam músicas atuais com instrumentos de percussão em tons muito elevados e por vezes descordenados.
O primeiro desses grupos foi formado por volta de 1950, tendo como exemplo a cidade de Basileia. No início era um pequeno grupo que cresceu muito e hoje torna a comemoração animada e inesquecível.
As bandas não marcham simplesmente pelas ruas em formação coordenada, mas fazem paragens frequentes representando cenas e misturando-se com a multidão. Há também muitos indivíduos ou pequenos grupos disfarçados que tocam um instrumento musical, ou fazem uma brincadeira para animar as pessoas. E pelo que dá para sentir, visitar a cidade nesse período é a certeza de viver momentos animados e inesquecíveis.
O Carnaval de Lucerna acontece de quinta a terça-feira, de 8 a 13 de fevereiro.