Lugares ‘secretos’ de Ilhabela (SP) que você precisa conhecer
Piscinas naturais, cachoeira com vista para o mar e outros lugares secretos de Ilhabela (ou nem tão secretos assim) que viralizaram na internet
Conhecida pelas belas e badaladas praias, Ilhabela é um paraíso para os apaixonados por esportes outdoor e atividades ao ar livre na natureza, além de ser uma das maiores ilhas do Brasil.
Sabia que Ilhabela tem o primeiro lugar no ranking das ilhas que mais possuem cachoeiras? São 38 catalogadas, mas há quem diga que esse número é muito maior, e que tem uma cachoeira para cada dia do ano.
Além disso, são 73 praias, algumas pouco conhecidas pela dificuldade de acesso, e mais de 10 montanhas com altitude superior a 1.000 metros. É importante lembrar que em Ilhabela existem trilhas classificadas em diferentes níveis de dificuldade (fácil, médio e difícil), ou seja, em muitos casos recomenda-se o acompanhamento de um guia ou monitor ambiental, pois além de enriquecer o passeio com informações sobre a natureza e cultura local, trará maior segurança durante o percurso.
- Estudo aponta vitamina que pode baixar a pressão arterial em idosos
- Estudo descobre bebida que é capaz de reduzir a pressão arterial
- Saiba quais são os 6 maiores teatros do Brasil
- Molécula ligada a depressão em idosos é identificada por cientistas
Que tal fugir dos roteiros tradicionais e descobrir novos lugares em Ilhabela? Vem com a gente!
Piscinas naturais
No último ano, as piscinas naturais do sul da ilha se tornaram um dos principais pontos turísticos de Ilhabela, e não foi à toa. Quando as primeiras fotos do local surgiram, instantaneamente viralizaram nas redes sociais e, assim como foi com a Cachoeira do Paquetá, todos queriam visitar.
O local é virado para o sul, com vista para o famoso arquipélago de Alcatrazes, ponto de mergulho e birdwatching, que em dias com boa visibilidade pode ser admirado à distância como se fosse um quadro. A piscina fica numa costeira, em um trecho da ilha onde não há praias. A distribuição das pedras forma um poço largo e com boa profundidade, uma verdadeira piscina natural, com águas calmas e cristalinas.
Para saber como chegar às piscinas naturais de Ilhabela, clique aqui!
Cachoeira do Paquetá
A Cachoeira do Paquetá ficou famosa depois que os moradores locais de Ilhabela começarem a postar fotos de lá com a hashtag #secretpoint. A partir daí, todos queriam conhecer e tirar sua foto na incrível cachoeira com borda infinita e vista para o mar. É um belo lugar pra fazer aquela foto que vai bombar no seu Instagram, mas não esqueça de curtir a real beleza daquilo tudo.
É, sem dúvida, uma das vistas mais bonitas de Ilhabela, mas o local tem muito mais atrativos para os visitantes. O Ribeirão do Bexiga é repleto de gigantescos poços naturais, o primeiro deles é logo no começo da trilha e de fácil acesso, vale uma parada para um banho daqueles de lavar a alma! Aí, depois disso, se quiser conhecer a vista famosa das fotos, é só seguir pela trilha por um trecho mais íngreme até chegar no topo.
Para saber como chegar à Cachoeira do Paquetá, clique aqui.
Buraco do Cação
Localizado no caminho para a famosa Praia do Bonete, o Buraco do Cação chama a atenção tanto dos aventureiros que vão por trilha, quanto dos que navegam até lá, e não é pra menos. Imagine um paredão de pedra com aproximadamente 80 metros de altura que, a milhares de anos é castigado pelas mais fortes ondulações de sul que Ilhabela recebe, tão fortes que fizeram aberturas e fendas com dezenas de metros de extensão e altura.
É uma verdadeira obra-prima da natureza, esculpida pelas ondas. Imponente, os paredões e o mar formam um visual digno de filme, que rende lindas fotos, tanto do alto, quanto do mar. Os mais aventureiros (e experientes) praticam rapel e outros esportes de aventura no local. Mas claro, esse tipo de atividade tem que ser feita com muita segurança.
Veja como chegar ao Buraco do Cação clicando aqui.
Cachoeira da Laje
A Cachoeira da Laje é, com certeza, um dos melhores lugares para se passar o dia em Ilhabela. Localizada dentro da Fazenda da Laje, ela pode ser uma parada para quem vai por trilha a pé para a Praia do Bonete, mas também pode ser um destino para quem quer passar o dia e visitar o restante da fazenda, que tem diversos atrativos.
Nesse caso, é cobrada uma pequena taxa para entrar na propriedade, o que garante uma infraestrutura com banheiros, camping e até mesmo uma venda com sucos, água e isotônicos para se hidratar após a trilha.
Ao chegar na cachoeira, atravesse uma pequena e charmosa ponte de madeira que leva até o outro lado. Aí é só descer um pouco mais a trilha e você já verá a entrada. Como toda cachoeira, é preciso muito cuidado, pois o piso de pedras é escorregadio. A cachoeira conta com um maravilhoso tobogã natural, onde é possível escorregar sentado e deitado, e finalizar com o banho em um enorme poço de água doce.
Dica: Leve muito repelente, pois lá geralmente existem muitos borrachudos (como em cachoeiras em geral). Para saber como chegar à Cachoeira da Laje, clique aqui.
Trilha do Bonete
Já que estamos falando de Buraco do Cação e Cachoeira da Laje, vamos seguir para o Bonete? O início do caminho é o mesmo para os três, mas a continuação da trilha que leva a um dos principais pontos turísticos de Ilhabela não deve ser considerado apenas como o sofrido caminho que leva ao paraíso. Sabe aquela história de que nem sempre é só o destino que compensa, mas sim o caminho? É bem esse o caso! A trilha para o Bonete será o próprio atrativo natural e experiência turística do seu dia em Ilhabela.
Com um total de 12 km e repleta de subidas e descidas, essa trilha de nível médio a avançado deve ser feita apenas por pessoas com boas condições de preparo físico. A gente já fez o caminho junto com o Google Street View, vale dar uma olhada antes de ir, clicando aqui.
Até chegar à Praia do Bonete, a trilha passa por 3 cachoeiras (Laje, Areado e Saquinho) e um mirante, o Mirante do Saquinho (onde é possível avistar a praia do alto), e ainda nos permite avistar as mais diversas espécies de pássaros da região, como Macucos e Jacutingas –-não é a toa que Ilhabela tem sido muito procurada por praticantes de birdwatching.
A recomendação é que comece a trilha cedo e tire o dia para curtir o caminho, não tenha pressa. Curta um pouco das cachoeiras, aproveite para se hidratar e alimentar, mas lembre-se de jamais dispensar resíduos (recicláveis ou orgânicos) na natureza. Depois dessa imersão na mata, você já vai chegar ao Bonete com as energias renovadas. Aí é só curtir os demais atrativos que a comunidade local e a natureza proporcionam por lá.
Para saber tudo sobre a trilha do Bonete e como chegar, clique aqui.
Pico do Baepi
O Pico do Baepi com certeza é o mais famoso de Ilhabela, mesmo não estando entre os mais altos. Com 1.048 metros de altitude (o sétimo maior pico da ilha), o local é muito procurado pelos amantes do montanhismo. Pelo caminho, é possível admirar diversas espécies da fauna da região, além do prazer de estar o tempo todo rodeado da mais pura Mata Atlântica.
Lá de cima, você terá uma visão privilegiada de quase 360º, onde é possível ver a Serra do Mar, o Arquipélago de Alcatrazes, diversos outros picos, como o da Serraria, além de uma maravilhosa vista do Canal de São Sebastião, que separa São Sebastião de Ilhabela. Olhando para o lado de trás da ilha, é possível admirar todo o vale esverdeado de mata que se estende até os outros morros de Ilhabela. Olhando para o canal, é possível admirar todo o seu contorno e observar tudo o que acontece na cidade e no mar, como se o tempo estivesse parado lá embaixo. Um atrativo turístico indispensável e uma experiência imperdível!
Para saber como chegar no Pico do Baepi, clique aqui.
Lembre-se também, sempre que fizer uma trilha, é preciso garantir a preservação e o respeito com os animais e vegetação pelo caminho. Ilhabela e o planeta agradecem!
Por Ilhabela.com.br com colaboração de PH Off Trips e Da.Ma.Ta Ecoturismo